Transferência de benefício

Publicado: 14/11/2012 15:36
Última modificação: 30/06/2016 11:32

É a possibilidade que o beneficiário tem de alterar a agência do INSS responsável pelo seu benefício, decidindo qual unidade de atendimento é mais conveniente para ele quando precisar alterar seus dados cadastrais ou tratar de assuntos relacionados ao seu benefício.

Qualquer agência do INSS pode prestar informações a respeito do seu benefício, bem como imprimir extratos e consultas. No entanto, apenas a unidade onde o benefício está mantido pode alterar dados cadastrais e informações bancárias, além de tratar de questões ligadas ao pagamento.

A transferência dispensa agendamento e deve ser solicitada na agência do INSS à sua escolha, de acordo com sua facilidade de deslocamento ou proximidade de sua residência. É a esta agência que você deverá se dirigir sempre que precisar alterar dados cadastrais e informações bancárias.

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS você deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF.

Para facilitar o atendimento leve o formulário preenchido e assinado, além de um comprovante de residência com o seu do seu endereço.

 

Para quem reside no exterior

  • Quem passar a residir em um dos países com os quais o Brasil possui Acordo Internacional com rotina de envio de créditos, deverá solicitar a transferência à agência do INSS que hoje é responsável pelo seu benefício. Esta agência então encaminhará o requerimento à agência do INSS de Acordos Internacionais responsável por atender o país onde o beneficiário reside (consulte a Rede de atendimento do INSS para mais informações).
  • O beneficiário residente no exterior deverá nomear um procurador, caso opte por continuar a receber os seus pagamentos no Brasil ou caso o novo país de residência não tenha acordo internacional de envio de créditos com a Previdência do Brasil.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.

 

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