Endereços de atendimento do INSS

Publicado: 19/09/2013 16:08
Última modificação: 26/01/2016 16:36

A rede de atendimento do INSS é composta por diversos canais de acesso disponibilizados à população como unidades de atendimento fixas e móveis, centrais de atendimento telefônico e portal da previdência na internet.

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Portal da Previdência Social

Disponível na internet através do endereço www.previdencia.gov.br, o Portal disponibiliza diversas informações sobre Previdência ao cidadão.

Através do portal é possível requerer benefícios, fazer agendamentos, emitir extratos e realizar diversos outros serviços on-line, sem precisar ir até uma agência do INSS.

 

Central de Atendimento Telefônico 135

A Central de Atendimento 135 foi criada para ampliar o acesso da população aos serviços do INSS através de um canal de atendimento por telefone e funciona de segunda à sábado, das 07:00 às 22:00 horário de Brasília.

Por ser considerando um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de telefones fixos e telefones públicos (orelhões) para o número 135, são gratuitas e a partir de celular, é cobrada a tarifa de custo de uma ligação local.

 

AgênciaS da Previdência Social

As agências de atendimento são unidades fixas, espalhadas por todo o Brasil, totalizando mais de 1500 pontos de atendimento. Elas são responsáveis por fazer todo tipo de atendimento disponibilizado à população.

 

Agência da Previdência Social de Atendimento de Demanda Judicial

As Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais, têm como propósito centralizar em local específico todas as atividades que assegurem o cumprimento de decisões judiciais dentro dos prazos estabelecidos pelo juízo.

Estas agências não fazem atendimento ao público, uma vez que a finalidade é de apenas atender as demandas oriundas de ordens judiciais dos cidadãos que buscaram a tutela jurisdicional do Estado.

 

Agência da Previdência Social de Acordos Internacionais

As agências de Acordos Internacionais, são unidades de atendimento que trabalham exclusivamente com requerimentos de benefícios de cidadãos estrangeiros, que trabalham no Brasil, ou brasileiros, que trabalham no exterior, e que estão amparados por acordo internacional de reconhecimento de contribuições previdenciários entre ambos os países.

Nestes casos, estes trabalhadores poderão computar o tempo de trabalho/contribuição nestes países que são parte do Acordo Internacional e garantir seu direito aos benefícios previstos na legislação.

O requerimento poderá ser feito em qualquer das unidades de atendimento do INSS inclusive nas próprias Agências de Acordos Internacionais.

 

Prevcidade

A PREVCidade é uma unidade de atendimento que presta serviços ao cidadão nas localidades onde não existe uma agência do INSS. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer deslocamentos para procurar o INSS.

Estas unidades são instaladas por meio de celebração de convênio entre o INSS e a Prefeitura do município interessado, a qual deve manifestar o seu interesse encaminhando ofício à gerência executiva do INSS da região da Prefeitura.

 

Prevbarco

O PREVBarco é uma unidade móvel flutuante que leva à população ribeirinha todas as facilidades e todos os serviços disponíveis nas Agências do INSS Trata-se de uma alternativa que possibilita a interiorização do atendimento do INSS em regiões ribeirinhas afastadas e de difícil acesso a uma agência fixa do INSS.

Cadas unidade é equipada com alta tecnologia, que permite a transmissão de dados via satélite, possibilitando assim o acesso on-line aos dados do cidadão e a concessão de benefícios em até meia hora.

 

Prevmóvel

O PREVMovel não é uma unidade de atendimento e sim um serviço criado para facilitar a vida dos segurados que moram em cidades que não dispõem de uma Agência do INSS fixa. São veículos de propriedade do INSS que se deslocam para onde o cidadão está, evitando que este seja obrigado a percorrer longos e onerosos trechos de um município a outro, para requerer benefícios ou resolver alguma demanda junto ao INSS.

Adaptado e equipado com os mesmos sistemas utilizados nas Agências fixas e levando no mínimo dois servidores, o PREVMovel oferece à comunidade atendida todos os serviços prestados em uma agência convencional. Também presta informações e orientações à população por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP).