Inclusão ou alteração de conta bancária

Publicado: 17/04/2013 16:07
Última modificação: 21/11/2016 11:32

É a possibilidade que o cidadão tem de alterar a forma ou a conta bancária em que recebe o seu benefício do INSS.

  • Conta bancária: o cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta. Vale lembrar que esta modalidade de pagamento pode gerar tarifas bancárias, ligadas à manutenção e movimentação da conta.
  • Cartão magnético do INSS: todo benefício concedido sem indicação de conta bancária é enviado a um banco conveniado do INSS, localizado em uma região bancária que abrange, preferencialmente, a área de residência do beneficiário. Caso deseje receber seu benefício em cartão do INSS, o cidadão pode indicar somente a região bancária. Já a agência será determinada pelo INSS, dentro da região escolhida pelo beneficiário.

 

Como pedir?

No próprio banco: dirija-se até a agência bancária onde você possui conta (poupança ou corrente), e solicite ao atendente a transferência do benefício.

No INSS: agende o seu atendimento através do botão abaixo.

Agendar

 

Principais requisitos

No atendimento presencial no INSS, o cidadão deverá:

  • preencher o formulário de alteração de dados bancários (disponível nas agências do INSS) com as seguintes opções:
    • indicar a nova região bancária (caso não possua conta em banco ou não queira mais o crédito em conta) ou
    • indicar os dados bancários (banco, agência e conta, podendo ser corrente ou poupança)

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS, você deve estar munido do seu documento de identificação com foto e o número do CPF.

 

Outras Informações

  • O recebimento de benefício em conta bancária somente será possível se o banco escolhido tiver contrato com o INSS para pagamento de benefícios.
  • A agência bancária escolhida deve estar localizada no mesmo estado onde se encontra a agência do INSS responsável pela manutenção do benefício.
  • Caso não possa comparecer à agência do INSS pessoalmente, você tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.

 

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