Inclusão ou alteração de conta bancária

O que é?

É a possibilidade que o cidadão tem de alterar a forma ou a conta bancária em que recebe o seu benefício do INSS.

 

Qual a diferença?

 

Conta bancária

O cidadão pode optar por receber o seu benefício em uma conta-corrente ou poupança, desde que seja ele próprio o titular da conta.

Vale lembrar que esta modalidade de pagamento pode gerar tarifas bancárias, ligadas à manutenção e movimentação da conta.

 

Cartão magnético do INSS

Todo benefício concedido sem indicação de conta bancária é enviado a um banco conveniado do INSS, localizado em uma região bancária que abrange, preferencialmente, a área de residência do beneficiário.

Caso deseje receber seu benefício em cartão do INSS, o cidadão pode indicar somente a região bancária. Já a agência será determinada pelo INSS, dentro da região escolhida pelo beneficiário.

 

Como pedir?

 

No próprio banco

 

Cartão magnético para conta bancária

Se você deseja alterar a forma de recebimento do seu benefício de “Cartão Magnético” para conta bancária, você deve primeiro abrir a conta no banco.

No momento da abertura da conta, você poderá solicitar ao atendente do banco que efetue o procedimento de transferência do seu benefício para que os próximos pagamentos já sejam creditados diretamente na sua conta.

 

Conta bancária para outra conta bancária

Caso a forma de recebimento do seu benefício seja através de conta bancária, mas você deseja trocar de banco ou mudar o número da conta, você deve primeiro abrir a conta no banco.

No momento da abertura da conta, você poderá solicitar ao atendente do banco que efetue o procedimento de transferência do seu benefício para que os próximos pagamentos já sejam creditados diretamente na sua conta.

 

No INSS

Você deve realizar um agendamento caso deseje ser atendido para este serviço em uma agência do INSS. Depois é só comparecer presencialmente à agência, na data e hora agendadas.

Agende agora o seu atendimento.

Caso não possa comparecer à agência do INSS pessoalmente, você tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.

 

Principais requisitos

No atendimento presencial no INSS, o cidadão deverá:

  • preencher o formulário de alteração de dados bancários (disponível nas agências do INSS) com as seguintes opções:
    • indicar a nova região bancária (caso não possua conta em banco ou não queira mais o crédito em conta) ou
    • indicar os dados bancários (banco, agência e conta, podendo ser corrente ou poupança)

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS, você deve estar munido do seu documento de identificação com foto e o número do CPF.

 

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Outras Informações

  • O recebimento de benefício em conta bancária somente será possível se o banco escolhido tiver contrato com o INSS para pagamento de benefícios.
  • A agência bancária escolhida deve estar localizada no mesmo estado onde se encontra a agência do INSS responsável pela manutenção do benefício.

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.