Pedido de reconsideração

Publicado: 14/11/2012 15:42
Última modificação: 30/06/2016 15:16

É a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxílio-doença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido. O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária. É possível solicitar este serviço uma única vez em cada benefício.

Agendar        Confirmar data de perícia

Caso não possa comparecer à perícia no dia e hora marcados, você pode solicitar a remarcação, uma única vez, pelo telefone 135.

 

Documentos necessários

Para ser atendido nas agências do INSS você deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF.

No dia da perícia, deverão ser apresentados, ainda, documentos médicos que demonstrem a causa do problema de saúde e o tratamento médico indicado. Estes documentos serão analisados pelo perito e, se o resultado for favorável, a decisão anterior será revertida.

 

Outras informações

  • A avaliação pericial do Pedido de Reconsideração poderá ser realizada por qualquer médico perito do INSS, inclusive o responsável pela avaliação anterior.
  • Se o segurado optar por não solicitar o Pedido de Reconsideração ainda assim poderá fazer um agendamento de Recurso, desde que respeitado o mesmo prazo limite de até 30 dias da data da realização da perícia.
  • A opção de recurso não impede um novo pedido de Auxílio-doença após decorridos 30 dias da última perícia com parecer contrário.

 

Assuntos relacionados

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.