COMUNICADO COMPREV – URGENTE

Publicado: 01/05/2013 13:49
Última modificação: 23/06/2016 15:43

  • Comunicamos que no dia 03 de dezembro de 2012 devido à migração da base antiga, o sistema Comprev estará disponível em nova plataforma (Java), via web. O acesso ao sistema Comprev, somente os Módulos Regime de Origem- RO e Regime Instituidor – RI, a partir dessa data se dará por meio do Sistema de Autorização de Acesso – SAA.
  • Para a correta utilização da nova plataforma do sistema migrado, é essencial que os computadores dos usuários tenham as seguintes configurações:
    • Browsers habilitados para applet – Internet Explorer e Firefox;
    • JRE – Java Runtime environment (1.6.0.*), instalado;
  • Os Módulos Digitalização e Transferência de Arquivo continuarão sendo acessados na forma atual até que o novo Sistema de digitalização do INSS esteja disponível. Portanto, o programa Comprev utilizado atualmente, deverá permanecer instalado para essa finalidade.
  • Para os usuários que ainda não utilizam o sistema Comprev ou tenham a necessidade de nova instalação, deverá ser feito o download no site da Previdência Social – MPS (www.previdencia.gov.br) opção – Previdência no Serviço Público – Compensação Previdenciária- Sistema de Compensação, onde estarão disponíveis os Manuais e o download dos  Módulos Digitalização e Transferência de Arquivos.
  • Listamos, abaixo, algumas recomendações que devem ser seguidas para evitar transtornos quando da liberação do novo acesso pela DATAPREV no dia 03/12/2012.
    • Acesso ao Sistema pelos Entes Federativos para procedimento de mudança da senha:
      • Os entes federativos que encaminharam à Divisão de Compensação Previdenciária – DCOMP os Anexos I e II, devidamente preenchidos e que receberam a senha de acesso no e-mail indicado no Anexo II, deverá acessar o site https://www2.dataprev.gov.br/saa, para troca de senha, devendo a nova senha ser alfanumérica, contendo entre 8 e 12 caracteres;
      • Na hipótese da não localização do e-mail com a senha de acesso ao novo sistema Comprev, deverá, no site indicado acima, solicitar reinicialização da senha no campo “esqueceu sua senha? Informe seu identificador (CPF)” que será encaminhada automaticamente uma nova senha para o e-mail indicado no anexo II e, em seguida, providenciar a troca da senha, conforme item anterior.
      • Caso o sistema, após a tentativa de acesso emitir a mensagem “senha inválida ou usuário inválido“ e confirmado que a senha informada esteja válida, deverá ser verificado  se os anexos I e II foram encaminhados à DCOMP, conforme alínea “a”.
      • Constatado que os novos Anexos I e II, que constam da página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br – opção Previdência no Serviço Público – Compensação Previdenciária), foram encaminhados para a DCOMP, e no acesso foi emitida a mensagem citada no item anterior, deverá ser feito contato por meio dos telefones:
        (61) 33134466 – 33134465 – 33134428;
      • Para auxiliar nos procedimentos de troca de senha, estamos encaminhado, em anexo, a apresentação em PowerPoint, feita na Reunião  ocorrida em Brasília -DF, no dia 12 de novembro  de 2012, para divulgação da nova forma de acesso ao sistema Comprev.
  • Informamos ainda, que para os procedimentos de migração pela Dataprev, no período de 28.11.2012 a 02.12.2012 estará disponível no atual Sistema Comprev somente e unicamente a opção “Consultas” dos Módulos RO e RI. As demais transações e os Módulos Digitalização e Transferência de Arquivos ficarão indisponíveis.
  • Esclarecemos que, excepcionalmente, devido o processo de migração do sistema Comprev (módulos RO e RI), o pagamento da compensação previdenciária relativo à competência 11/2012, será processado no Sistema Comprev  no dia 27/11/2012 e a data do crédito não será alterada.