Escolha aqui o canal de atendimento que deseja utilizar.

 

  • Se você quer fazer sugestõesreclamaçõeselogiosdenúncias ou outras solicitações sobre os serviços prestados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acesse a Ouvidoria Previdenciária.

 

  • Se a sua manifestação diz respeito aos serviços prestados pela Secretaria de Previdência ou qualquer outro órgão do Ministério da Fazenda, acesse a Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda.

A Ouvidoria Previdenciária é um pós-atendimento ao cidadão: atende aquele que já tenha entrado em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com o Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) e queira fazer sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou outras solicitações sobre os serviços prestados. O trabalho é realizado pela Coordenação-Geral da Ouvidoria Previdenciária (CGOP), que é subordinada à Ouvidoria Social e Previdenciária do Ministério do Desenvolvimento Social.

A Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda (OGMF) recebe reclamações, sugestões, elogios, solicitações de providências e denúncias sobre os serviços prestados pela Secretaria de Previdência ou demais órgãos do Ministério da Fazenda. A Ouvidoria é o elo entre a sociedade e o ministério, para garantir o direito à manifestação e orientar o cidadão sobre como proceder na defesa de sua cidadania. Quando o usuário não se sentir completamente atendido pelo Ministério da Fazenda, ele pode (e deve!) recorrer à Ouvidoria.

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