Portal do Governo Brasileiro
Menu

Superintendência firma parceria com Tribunal de Justiça de Pernambuco

11/10/2012 11:22

O superintendente da Regional Nordeste, João Maria Lopes, firmou parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o desenvolvimento de um Programa de Saúde Financeira junto aos servidores da SRIV. O acordo, oficializado na quarta-feira (10), foi fechado com a juíza Nalva Campello, coordenadora do Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (Pro Endividados), no Fórum Thomaz de Aquino, em Recife.

O Programa de Saúde Financeira (PSF) tem a finalidade de instituir mudanças no comportamento dos servidores com relação ao consumo do crédito. O objetivo é contribuir para a qualidade de vida, por meio de uma cultura de economia e poupança para o futuro. De acordo com João Maria, “o interesse é ajudar os servidores para que tenham uma vida mais tranquila, principalmente aqueles que estão próximos a se aposentar. Às vezes o problema está no contexto familiar em que a pessoa está inserida, assim esse projeto pode auxiliar não só o servidor, mas também toda a sua família”.

Estão previstas ações de reeducação financeira e o encaminhamento das demandas que surgirem para o ProEndividados, a fim de que haja uma solução amigável. “O processo educativo e de conscientização envolve a apresentação de palestras e o desenvolvimento de uma pesquisa eletrônica que auxilie o servidor a descobrir a sua real situação. Inicialmente, atenderemos os servidores da Regional, Gerência-Executiva Recife e APS aqui da capital”, explica Berta Nize Soares, do Serviço de Informação ao Cidadão – SIC.

Programa ProEndividados: O Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados, denominado de ProEndividados, tem por finalidade desenvolver e executar ações que promovam o tratamento, o acompanhamento e a resolução amigável de conflitos que envolvam consumidores em situação de superendividamento, independentemente do limite de valor de suas dívidas.

O consumidor enquadrado no Programa, caso tenha interesse, poderá receber assistência social e psicológica, além de orientação, através de cursos específicos, com o objetivo de auxiliá-lo na sua reeducação financeira, prevenindo o superendividamento.

Mais informações:
Valéria Pereira
Comunicação Social do INSS/PE
(81) 3424-2965