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SERVIÇOS: Disque-denúncia recebeu mais de 1.700 denúncias

11/10/2004 17:21

O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h

Da Redação (Brasília) – O disque-denúncia da Previdência Social é um serviço exclusivo para recebimento de denúncias de suspeitas de fraudes contra o INSS, que funciona pelo número 0800 70 70 477. O serviço já recebeu 1.725 denúncias desde a sua criação, em julho deste ano.

As principais denúncias recebidas são de benefícios concedidos por meio de documentação falsificada. Em segundo lugar estão as denúncias sobre benefícios de segurados que já morreram e continuam sendo recebidos ilegalmente por outra pessoa. O beneficiário que está com algum problema de saúde, temporário ou não, e que recebe algum benefício, como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença ou auxílio-acidente, e continua a trabalhar na área de atuação na qual foi avaliado como incapaz, incorre no terceiro tipo de denúncia mais comum. Em quarto lugar estão as denúncias relativas a sonegações de empresas.

A apuração das denúncias pode demorar de uma semana a quatro meses, dependendo da complexidade da situação. Logo após o recebimento da denúncia é realizado um trabalho de averiguação interna para checar a procedência das informações. Se for procedente, a investigação é iniciada. De acordo com a gravidade, as denúncias podem ser encaminhadas para as Forças-Tarefas, que já atuam na investigação de fraudes contra a Previdência Social em 19 estados.

Contato – As ligações para o disque-denúncia podem ser feitas gratuitamente de qualquer telefone fixo, de segunda a sábado, das 7h às 19h, horário de Brasília. O serviço não funciona aos domingos e feriados e a ligação pode ser anônima.

O objetivo do Ministério da Previdência Social é incentivar a população a denunciar suspeitas de incorreções e mau uso do sistema previdenciário no Brasil. As denúncias podem ser anônimas.

Até a criação do serviço, as denúncias vinham sendo feitas via PREVfone (0800 780191), que mantém seu funcionamento normal, das 7h às 19h, de segunda a sábado. Por meio do PREVfone, o cidadão pode obter informações sobre benefícios e contribuições à Previdência, bem como fazer elogios ou reclamações sobre a qualidade do serviço prestado.