Portal do Governo Brasileiro
Menu

PREVCidadão: Cadastro facilita concessão de benefícios

02/03/2004 10:45

Trabalhador deve ficar atento aos registros do CNIS

De Manaus (AM) – O trabalhador não precisa procurar uma Agência da Previdência Social para verificar se o empregador está repassando ao INSS as suas contribuições previdenciárias. Para isso, basta acessar a página www.previdencia.gov.br. O PREVCidadão é um serviço destinado, principalmente, ao registro e à consulta de vínculos empregatícios e remunerações dos trabalhadores empregados. Esses registros facilitam a concessão de benefícios previdenciários.

Para acessar o PREVCidadão, o trabalhador deve entrar na página da Previdência Social, clicar em “serviços”, em “consulta aos vínculos empregatícios (PREVCidadão)”(confira). É preciso cadastrar uma senha mediante a digitação do número do PIS/PASEP, da data de nascimento e do nome da mãe.

Consultando o serviço, o trabalhador tem acesso a informações sobre o registro de seus vínculos empregatícios, podendo também checar as remunerações lançadas ao logo de sua vida laboral. Caso verifique a necessidade de corrigir alguma informação ali armazenada, o trabalhador deve solicitar a imediata retificação. Para isso, basta apresentar documentação comprobatória em uma das Agências da Previdência Social.

O acompanhamento periódico das informações registradas no sistema permite a manutenção de um banco de dados atualizado, o que refletirá positivamente no momento em que o trabalhador solicitar qualquer benefício previdenciário. Caso os registros estejam corretos e completos, o trabalhador não precisa apresentar documentos. (MCPC/JEF)