Portal do Governo Brasileiro
Menu

Prazo de validade da CND é prorrogado

08/10/2001 09:02

O objetivo é evitar que empresas que necessitam da Certidão Negativa de Débito (CND) sejam prejudicadas com a paralisação dos servidores

Da Redação (Brasília) – As Certidões Negativas de Débito (CNDs) ou as Certidões Positivas de Débito com Efeitos de Negativa estão com validade prorrogada, automaticamente, para 15 de outubro. Assim, as empresas não precisam procurar o INSS para renovar o documento. O objetivo da medida é evitar que as empresas que necessitam da Certidão sejam prejudicadas com a paralisação dos servidores.

A CND é um documento emitido pela Previdência Social que comprova estarem as empresas em situação regular com o INSS. O documento pode ser adquirido pela Internet. Basta acessar o site do Ministério, no endereço www.previdenciasocial.gov.br, e clicar em “CND – Certidão Negativa de Débito”. Em seguida, o interessado deve escolher a opção “Pedido de Certidão Negativa de Débito”. Pelo mesmo caminho virtual, a empresa pode fazer consultas sobre CNDs.

A Certidão impressa pela Internet não precisa ser levada a uma Agência da Previdência Social para ser assinada. O documento comprova que a empresa está em dia com as contribuições previdenciárias.