Portal do Governo Brasileiro
Menu

BENEFÍCIOS: Sistema Sabi administra 5 benefícios por incapacidade

26/10/2004 14:34

Esses benefícios garantem a renda quando o segurado não pode trabalhar

De Salvador (BA) – Os trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e em dia com suas contribuições têm direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da aposentadoria, o trabalhador pode requerer benefícios por incapacidade, concedidos quando ele não puder trabalhar por motivo de doença ou acidente.

Concedidos e gerenciados pelo Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi), um programa de computadores desenvolvido exclusivamente para a Previdência Social, os benefícios por incapacidade dependem de perícia médica para serem concedidos. Atualmente, o Sabi administra cinco tipos de benefícios: aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente de qualquer natureza ou causa, auxílio-doença, Benefícios de Prestação Continuada (BPC) concedidos para idosos e deficientes carentes.

Esses benefícios representam 75% da demanda de atendimento diário nas vinte Agências da Previdência Social jurisdicionadas à Gerência Executiva do INSS em Salvador.

Treinamento – A Coordenação Geral de Benefícios por Incapacidade da Diretoria Colegiada do INSS promove, em Salvador (BA), o Treinamento do Módulo Sabi/Gestão, destinado a gestores médicos, servidores administrativos, representantes da Controladoria e chefes de benefícios de oito Gerências Executivas. O novo módulo de gerenciamento do Sabi possibilita a pesquisa de informações e o levantamento de dados estatísticos sobre os benefícios geridos pelo sistema.

Hoje (26), estão reunidos os servidores das gerências de Feira de Santana e Barreiras, ambas na Bahia, Macapá (AP), Aracaju (SE) e Recife (PE). Na quinta-feira (28), participam do treinamento servidores das gerências baianas de Juazeiro, Santo Antonio de Jesus e Vitória da Conquista. O curso está sendo realizado na sala de treinamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), localizada no 4º andar do Edifício Octacílio Gualberto, Rua José Gonçalves s/nº, Praça da Sé, em Salvador.