Portal do Governo Brasileiro
Menu

Ministro da Previdência Social

CARLOS EDUARDO GABAS

GABAS Divulgação 001 copyServidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Carlos Eduardo Gabas foi o primeiro servidor do INSS a se tornar ministro da Previdência Social, cargo que ocupou no período de 31 de março de 2010 a 03 de janeiro de 2011. É pós-graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal de Madri Alcalá de Henares (Espanha) e possui especialização em Gestão de Qualidade, com foco no Atendimento do Serviço Público, na ENAP e FGV.

O novo ministro tem formação em Ciências Contábeis pela Faculdade Católica Salesiana de Araçatuba (SP), cidade onde nasceu, em 1965, e atuou como bancário e professor.

Ingressou no Serviço Público Federal, em 1986, por meio de concurso realizado em março de 1985, no cargo de Agente Administrativo do extinto IAPAS que, junto com o INPS, deu origem ao atual INSS. Desde o início, contribuiu para a organização sindical da categoria previdenciária.

Em janeiro de 2003, a convite do então Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, tornou-se Superintendente Estadual do INSS em São Paulo. Em 2005, foi nomeado para a Secretaria-Executiva do Ministério da Previdência Social. Como presidente da Organização Iberoamericana de Seguridade Social – OISS já representou o Brasil em vários eventos internacionais.

Em setembro de 2009, presidiu a “Reunião Tripartite de Especialistas sobre Estratégias para a Extensão da Cobertura da Seguridade Social”, que reuniu representantes de governos, trabalhadores e empregadores de todos os continentes, na sede da Organização Internacional do Trabalho – OIT (Genebra-Suíca).