Portal do Governo Brasileiro
Menu

Inicial – Central de serviços ao segurado: Guia da Previdência Social (GPS) – Eletrônica

A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais dos contribuintes individuais da Previdência Social.
Trata-se de documento simplificado instituído pela Resolução INSS/PR nº 657 de 17/12/98 utilizável obrigatoriamente desde 23/07/99.

Desde 15 de junho de 2005 os aplicativos que geram a Guia de Previdência Social -GPS estão ajustados para gerar guias com código de barras, e toda a rede bancária está apta a recebê-las. A única exceção é o aplicativo SEFIP, cuja nova versão só deverá estar ajustada no final deste ano.

Atualmente os aplicativos emitem o código de barras exclusivamente para as GPS com valores no campo 6 e para pagamento em dia (dentro do prazo de vencimento). Para a Previdência, a GPS com código de barras é o primeiro de vários projetos do “Programa de Modernização das Receitas Previdenciárias” que além de dar maior segurança e agilidade aos procedimentos de arrecadação, tem por objetivo reduzir os custos com tarifas bancárias. Para o contribuinte é simplificação e mais um avanço tecnológico já que a GPS poderá ser paga nos caixas eletrônicos através do dispositivo de leitura ótica como qualquer outra conta.

  • Download do programa GPS, versão 1.4.1.0  (APLICATIVO EM MANUTENÇÃO)
    Atualizado em 07/05/2009
    ATENÇÃO:
    Este serviço está funcionando para quem não tem contribuição em atraso. O serviço para cálculo de contribuições atrasadas está sendo adaptado de acordo com a
    Medida Provisória nº 449, de 3 de dezembro de 2008

GPS Eletrônica para contribuinte individual

O recolhimento da contribuição individual poderá ser efetuado por intermédio da GPS Eletrônica, através de débito em conta, comandado por meio da rede Internet ou por aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos. O próprio contribuinte fará a digitação dos campos obrigatórios, sendo gerado comprovante de recolhimento com layout estabelecido pelos bancos, que conterá as seguintes informações:

Campo 3 Código de pagamento
Campo 4 Competência
Campo 5 Identificador
Campo 6 Valor do INSS
Campo 7 Valor de outras Entidades
Campo 10 Atualização Monetária / Multa e Juros
Campo 11 Total
Campo 12 Autenticação bancária