Portal do Governo Brasileiro
Menu

Censo Previdenciário

A Previdência Social iniciou, em outubro de 2005, o Censo Previdenciário para atualizar os dados cadastrais de aposentados e pensionistas do INSS.

O objetivo do Censo é atualizar a base de dados de Previdência e, como conseqüência, eliminar pagamentos indevidos de benefícios. As instituições bancárias foram contratadas pelo INSS para coletar e transmitir as informações dos dados cadastrais do titular do benefício, mediante a apresentação dos documentos necessários ao censo.

Para os beneficiários que não puderam comparecer pessoalmente ao banco, foi facultado ao seu procurador ou representante legal devidamente cadastrado que apresentasse a documentação do titular do benefício. O Censo foi aceito em qualquer agência da matriz bancária responsável pelo pagamento do benefício. A medida foi adotada para propiciar comodidade e evitar deslocamentos desnecessários do beneficiário.
A primeira etapa do Censo envolveu 2,4 milhões de pessoas e terminou em abril de 2006 e a segunda etapa, iniciada em março de 2006, envolveu outros 14,7 milhões de aposentados e pensionistas, encerrando-se em julho de 2007.

Em dezembro de 2007, encerrou-se definitivamente a participação do Censo na rede bancária, e iniciou-se a fase de atualização dos dados na base da Previdência Social. As pesquisas para comprovação de vida dos titulares que realizaram o Censo por meio de seu procurador ou representante legal continuam em andamento, sendo previstas novas visitas para o ano de 2009.

Consultas de participação no Censo:

Edital de Convocação de beneficiários representados por tutores, curadores e procuradores – Não encontrados – Edital 17/12/2008

Observação:
Os arquivos abaixo precisam do programa Acrobat Reader para serem visualizados. Caso não o tenha instalado em seu computador, clique aqui para baixar o arquivo de instalação. (tam: 16,4MB)

Por Estado (arquivos em PDF)

Estado Sigla
Acre AC
Alagoas AL
Amapá AP
Amazonas  AM
Bahia BA
Ceará CE
Distrito Federal DF
Goiás GO
Espírito Santo ES
Maranhão  MA
Mato Grosso  MT
Mato Grosso do Sul MS
Minas Gerais  MG
Pará  PA
Paraíba  PB
Paraná  PR
Pernambuco PE
Piauí PI
Rio de Janeiro RJ
Rio Grande do Norte RN
Rio Grande do Sul RS
Rondônia RO
Roraima RR
São Paulo SP
Santa Catarina SC
Sergipe SE
Tocantins TO
  •  Consulte outros editais (Em manutenção)