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Aviso para Requerimento de Benefício

Acesse aqui para confirmar o recebimento do Aviso

O “Aviso para Requerimento de Benefício” é uma carta enviada no mês anterior ao que o segurado completa as condições mínimas para concessão do beneficio de Aposentadoria por Idade Urbana.

Para ter direito ao benefício, o segurado deverá possuir a idade mínima de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens). E ainda ter, no mínimo, 15 anos de contribuições previdenciárias. Caso o segurado deseje requerer a aposentadoria por idade, deverá agendar atendimento na Central 135 ou no serviço disponível neste portal (Clique aqui para agendar o requerimento).

O  “Aviso para Requerimento de Benefício” contém as seguintes informações:

  • Nome do segurado ou segurada;
  • Quantidade de contribuições constantes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais ) para fins de carência;
  • Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
  • Sexo;
  • Data de nascimento;
  • Renda mensal estimada e
  • Código de segurança.

O Código de Segurança permite ao segurado confirmar se o Aviso recebido foi emitido realmente pelo INSS, além de ser uma importante ferramenta para proteger os dados do segurado e resguardá-lo contra tentativas de fraude.

Para confirmar a autenticidade da Carta, o segurado deverá ligar para a Central 135 ou consultar neste portal. Além do código serão solicitados outros dados pessoais visando à identificação do segurado.

É importante que o segurado mantenha o seu cadastro atualizado junto à Previdência Social para garantir o recebimento da Carta no tempo correto. Para atualização cadastral é necessário agendar o serviço “Acerto de Dados Cadastrais“ na Central 135 ou na internet (Clique aqui para agendar o atendimento).

Lembramos que o atendimento da Previdência Social é gratuito e simples, dispensando intermediários.