AEPS 2004 – Anuário Estatístico da Previdência Social 2004 – Apresentação

Publicado: 01/05/2013 13:49
Última modificação: 31/07/2015 16:41

Consultando o Anuário

Apresentação

A administração pública somente pode ser conduzida com eficiência e eficácia, se houver informações confiáveis que permitam o correto entendimento da realidade e a adequada elaboração de respostas às diversas demandas sociais que lhe são apresentadas. Atender a esse requisito e também permitir maior transparência dos números relacionados à Previdência Social são os principais objetivos do Anuário Estatístico da Previdência Social – AEPS.

Esta publicação, que em sua edição relativa ao ano de 2004 completa 13 anos de existência, traça um abrangente retrato da Previdência Social no Brasil por meio de seus dados e informações estatísticas. Com isso faculta ao público interessado o acesso aos números que, por sua base científica, consistência e qualidade, são essenciais para o conhecimento, a análise e a avaliação da Previdência Social.

Em sua edição 2004, o AEPS é organizado em dezoito seções, quatro subseções e cinqüenta capítulos, contendo textos, tabelas, gráficos e notas. Nessa edição são apresentadas estatísticas de Benefícios, Contribuintes, Arrecadação, Finanças, Acidentes do Trabalho, entre outras, que permitem uma visão ampla dos variados aspectos da Previdência Social. Cabe destacar duas inovações importantes introduzidas na edição do AEPS 2004: na seção V são apresentados quadros que consolidam informações sobre o universo de contribuintes da Previdência Social e na seção Demografia uma nova estimativa.

Visando ampliar o acesso ao seu conteúdo e possibilitar maior flexibilidade quanto ao uso das informações, o AEPS 2004 é apresentado em cinco instrumentos distintos de disseminação: a tradicional publicação impressa, o Suplemento Histórico Trienal, o CD-ROM, com os aplicativos AEPS InfoLogo e AEPS Eletrônico e o AEPS na Internet, no sítio do Ministério da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br). Com o AEPS InfoLogo e o AEPS na Internet o usuário tem a possibilidade de recuperar o conjunto de informações publicadas em todas as edições do AEPS, facultando, ainda, a elaboração de tabelas e gráficos personalizados.

Trazendo ao público conteúdo amplo e único, o AEPS 2004 mais uma vez se afirma como o referencial de disseminação de informações oficiais sobre a Previdência Social brasileira e contribui para consolidar uma tradição de seriedade e transparência, que devem caracterizar a administração pública.

NELSON MACHADO
Ministro de Estado da Previdência Social

Consultando o Anuário