COMBATE ÀS FRAUDES

Operação prende dois em São José dos Campos

Publicado: 06/12/2019 19:16
Última modificação: 06/12/2019 19:16
Criminosos atuavam na concessão indevida de benefícios pelo INSS

A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista prendeu, nesta quinta-feira (5), em São José dos Campos, um advogado e um servidor do INSS acusados de participarem de ações criminosas contra o sistema previdenciário. Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava na concessão indevida de benefícios de auxílio-doença e aposentadorias para pessoas fictícias e reais (existentes de fato). Além das duas prisões temporárias, a operação Double Life II cumpriu seis mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Força-Tarefa, o grupo criava falsos vínculos empregatícios em carteiras de trabalho e inseria essas relações falsas nos sistemas previdenciários, a fim de gerar o direito aos benefícios. Das apurações conduzidas até agora, estima-se que as fraudes praticadas causaram um prejuízo aproximado de R$ 3 milhões de reais, em valores ainda não atualizados.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informação e associação criminosa.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 2021-5102
Secretaria de Previdência
Voltar para o topo