CNP

Conselho Nacional de Previdência debate envelhecimento populacional

Publicado: 26/09/2019 17:51
Última modificação: 26/09/2019 17:53
Reunião nesta quinta-feira (26) tratou também do modelo previdenciário da Espanha e da oferta digital de serviços pelo INSS

A reunião do Conselho Nacional de Previdência desta quinta-feira (26), em Brasília, teve a participação da advogada-chefe do Serviço Jurídico do INSS Barcelona da Espanha, Rosa Félix Sánchez Rodriguez. Ela fez uma apresentação sobre o seguinte tema: “Envelhecimento da população e mercado de trabalho: políticas de previdência social para a sustentabilidade do sistema e proteção social adequada.”

Rosa Rodriguez falou da importância de se atualizar com frequência as regras de seguridade social em função do envelhecimento da população. Para o diretor de Programa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Benedito Brunca, esse desafio é enfrentado por vários países: “É necessário sempre fazer uma calibragem nas regras de acesso aos benefícios previdenciários, para não pôr em risco as futuras gerações”, disse Brunca.

Digital – Durante a reunião do CNP, o diretor de Atendimento do INSS, Clóvis de Castro Júnior, apresentou os avanços tecnológicos conquistados pelo instituto. “O INSS faz parte de um processo amplo de transformação do serviço público brasileiro”, afirmou. Dos 96 serviços que o instituto disponibiliza, 90 já podem ser realizados por meio digital, sem a necessidade de que o cidadão compareça a uma agência do INSS.

Informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação
(61) 2021-5109
Secretaria de Previdência
Voltar para o topo