COMBATE ÀS FRAUDES

Encontro da Inteligência Previdenciária discute prevenção a fraudes

Publicado: 30/11/2018 12:39
Última modificação: 30/11/2018 18:12
Área da Sprev que combate crimes contra a Previdência se reuniu nesta semana, em Brasília

A importância do fortalecimento de mecanismos de prevenção às fraudes na Previdência Social foi o tema principal nas discussões do 15º Encontro Nacional da Inteligência Previdenciária (ENIP). Toda a equipe da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda participou do evento, de 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF).

A discussão em torno da prevenção partiu de uma constatação feita pela própria COINP. “Nosso trabalho de combate às fraudes mostra que a maior parte dos esquemas fraudulentos começa por falhas em controles internos e pela vulnerabilidade dos sistemas informatizados”, destacou o chefe da COINP, Marcelo Henrique de Ávila.

Além da prevenção, foram discutidos processos de trabalho, o fortalecimento da nova estrutura e do quadro funcional da área, a avaliação dos resultados de 2018 e a construção de metas para o próximo ano.

O evento teve a participação do secretário de Previdência, Marcelo Caetano, e de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), da Secretaria-Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), do Sistema de Inteligência Fiscal, do Banco do Brasil, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e do Centro de Inteligência do Exército.

Carta de compromisso – Durante a abertura, foi assinada pelas instituições parceiras a Carta de Brasília, reafirmando o compromisso com a cooperação, a integração e o apoio institucional mútuo para a proteção do patrimônio da Previdência Social, especialmente no enfrentamento da corrupção e de ações ilícitas.

Informações para a imprensa
Camilla Andrade
(61) 2021-5109/5009
Secretaria de Previdência
Voltar para o topo