INTERNACIONAL: Secretaria de Previdência recebe visita da delegação da Etiópia

Publicado: 24/04/2018 15:00
Última modificação: 24/04/2018 18:12

Representantes do país africano conhecem o sistema previdenciário brasileiro

Secretário de Previdência, Marcelo Caetano, recebe representantes da Previdência da Etiópia em Brasilia. 24.abr.2018. FOTO: SPREV

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Previdência recebeu nesta terça-feira (24), em Brasília, a visita de representantes do governo da Etiópia. O objetivo do evento é promover a troca de experiências e práticas adotadas pelos governos dos dois países.

Para o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, “mesmo que não haja futuramente uma cooperação técnica entre os dois países, sempre estaremos aqui, abertos a trocar experiências e repassar informações que ajudem a Etiópia a formular as melhores políticas de seguridade social”, afirmou.

Por sua vez, a delegação etíope destacou que a visita tem como foco a proteção à população idosa daquele país. “Queremos permitir que os grupos mais vulneráveis possam se beneficiar com o crescimento econômico do país”, declarou a delegação.

Durante o encontro, a Subsecretaria de Políticas de Previdência Social apresentou um panorama sobre a estrutura da Previdência Social brasileira explicando a diferenciação entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e a Previdência Privada (Previdência Complementar). Além disso, a delegação do país africano pode conhecer mais sobre as categorias de segurados, os benefícios, a cobertura previdenciária e as formas de contribuição.

Ao final do encontro, a coordenação de Assuntos Internacionais da Secretaria de Previdência destacou a importância dos acordos de Previdência Social e de cooperação técnica internacional com outros países. Os acordos de Previdência Social permitem que tempo de contribuição do trabalhador em outro país seja válido no Brasil e vice-versa. Já os acordos de cooperação técnica possibilitam a troca de experiências e cooperação entre os países na área de Previdência.

Atualmente, o Brasil possui 14 acordos bilaterais e projetos de cooperação técnica internacional com a França, a República Dominicana e Moçambique.

Etiópia – Segundo país mais populoso da África e décima maior economia do continente, a Etiópia figura entre os países cujas economias mais crescem na região. Por abrigar a sede da União Africana (UA) e da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África (ECA), Adis Abeba (capital do país) projeta-se como importante polo diplomático, desempenhando relevante papel nos processos de paz no continente. (Fonte: MRE)

 

Informações para a imprensa

Camilla Andrade

(61) 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência