FORÇA TAREFA: Operação descobre fraude em João Pessoa (PB)

Publicado: 25/04/2018 11:25
Última modificação: 25/04/2018 11:25

Benefícios foram concedidos com a utilização de documentos falsos e gerou um prejuízo de R$ 800 mil

 

Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), na cidade de João Pessoa (PB), a Operação Haraquiri, que investiga a concessão de benefícios previdenciários com documentos falsos. Para isso, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados.

Os inquéritos policiais, instaurados a partir de março de 2017, apuram a prática de irregularidades por ocasião de requerimento, concessão e manutenção de benefícios previdenciários, na cidade de João Pessoa/PB. A fraude consistia no reconhecimento da atividade exercida em condições especiais com documentação ideologicamente falsa.

O prejuízo aos cofres da Previdência, até o momento, gira em torno de R$ 800 mil.

A operação denominada Haraquiri faz alusão ao falecimento de um dos investigados, na data em que prestaria esclarecimentos à Polícia Federal.

A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pela Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

 

Informações para a imprensa

Camilla Andrade

(61) 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência

Voltar para o topo