EVENTO: Secretaria de Previdência debate desafios para ampliação da proteção social

Publicado: 20/04/2018 19:35
Última modificação: 20/04/2018 19:36

Experiência brasileira foi levada para a Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS), que aconteceu nestes dias 19 e 20 de abril, em Cancun, no México

 

O secretário Marcelo Caetano durante o encerramento da Assembleia Geral da CISS, em Cancun, no México. 20.abr.2018

Da Redação (Brasília) – Representantes dos mais diversos países das Américas discutem políticas públicas voltadas para a proteção e seguridade social  durante reunião da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) que aconteceu dias 19 e 20 de abril, em Cancun, no México.

Durante sua participação na reunião, o secretário de Previdência Marcelo Caetano tratou de dois aspectos sobre a Previdência Social brasileira. O primeiro diz respeito à cobertura previdenciária de trabalhadores na informalidade ou com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. O segundo aspecto tratou dos desafios de novas tecnologias para a cobertura previdenciária e o sistema de seguridade social. “É fundamental que o sistema busque equilíbrio entre ter cobertura e ser sustentável”, afirmou.

Caetano ressaltou ainda que esses encontros entre representantes e dirigentes de diversos países são importantes porque revelam que desafios na previdência aparecem no continente como um todo. “O intercâmbio de experiências promove a elaboração de políticas para uma sociedade mais justa e dinâmica”, concluiu.

A reunião da CISS trouxe como ponto central de discussão os desafios e oportunidades à proteção social nos países, em meio a um  contexto que abrange questões como automatização, mudanças demográficas, transição epidemiológica, mercado de trabalho dentre outros temas que integram a realidade econômica e social dos países das Américas.

Durante a reunião também foi comemorado o 75º Aniversário de criação da CISS e seu papel no fortalecimento dos laços de cooperação permanente entre os países.

 

Informações para a Imprensa

Ligia Borges

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência

Voltar para o topo