FORÇA TAREFA: Operação no Rio de Janeiro prende 15 pessoas

Publicado: 08/12/2017 11:27
Última modificação: 11/12/2017 10:39

Os criminosos fraudavam benefícios por incapacidade com atestados médicos falsos

 

Da Redação (Brasília) – A Força Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Cardiopatas, com o objetivo de combater fraudes previdenciárias no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, três de prisão temporária, 15 de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva, nos municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Italva e Casimiro de Abreu.

No curso da investigação, foram comprovadas fraudes em 34 benefícios por incapacidade, entre auxílios-doença e aposentadoria por invalidez. Os criminosos utilizavam documentos médicos ideologicamente falsos para obter os benefícios com a ajuda de técnicos do seguro social, médicos peritos, médicos particulares e agenciadores de benefícios.

O prejuízo até o momento identificado ultrapassa os R$ 4,3 milhões. Pelos desvios e fraude, os investigados responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, corrupção passiva e ativa, peculato e violação de sigilo funcional.

A ação contou com a participação de 120 policiais federais e dois servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência. O nome da operação (Cardiopatas) se deve ao fato de a maioria dos beneficiários cooptados pela organização criminosa terem simulado miocardiopatia dilatada ao INSS, com base em documentos médicos falsos.

Força-Tarefa Previdenciária – A Força-Tarefa Previdenciária é uma parceria entre a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que visa a combater crimes contra o sistema previdenciário. A COINP é a área de inteligência responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraude estruturada contra a Previdência e encaminhá-las à Polícia Federal para investigação em regime de força-tarefa.

 

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência