COMBATE ÀS FRAUDES: Evento discute práticas de gestão para inteligência previdenciária

Publicado: 07/12/2017 19:16
Última modificação: 08/12/2017 08:47

O 14º Encontro Nacional da Inteligência Previdenciária (ENIP) ocorreu em Curitiba (PR)

Autoridades se reúnem em Curitiba (PR) para tratar de processos de trabalho da Inteligência Previdenciária. Foto: Divulgação/Ascom

De Curitiba – O corpo de servidores que integra a área de inteligência para combate às fraudes previdenciárias se reuniu em Curitiba (PR) para discutir processos de trabalho, fortalecer a nova estrutura da área, além de avaliar resultados de 2017 e a construir metas para o próximo ano. O 14° Encontro Nacional da Inteligência Previdenciária (ENIP) teve duração de três dias e se encerrou nesta quinta-feira (7).

O evento reuniu autoridades do Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria Geral da República (PGR), Advocacia Geral da União (AGU), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Dataprev, Polícia Federal, Ministério da Transparência e INSS.

Durante a cerimônia de encerramento, a subsecretária de Gestão da Previdência do Ministério da Fazenda, Cinara Wagner Fredo, destacou a importância das instituições parceiras que representam um verdadeiro oxigênio ao processo intelectual de produção de conhecimentos úteis para a sociedade brasileira. “As relações institucionais, edificadas sobre as sólidas bases da confiança e da credibilidade, são fundamentais para o trabalho de excelência da Inteligência Previdenciária em defesa do patrimônio da Previdência Social”, afirmou.

Para o coordenador-geral de Inteligência Previdenciária, Marcelo Ávila, o que motiva o trabalho da inteligência previdenciária é o país, a nação, o povo brasileiro. “Inteligência se faz vinte e quatro horas, sete dias por semana e, com as parcerias, o fardo fica mais leve. Nós encontramos o apoio, as âncoras em nossos parceiros. E o mais importante, com a nossa força, perseverança, persistência, insistência e resiliência conseguiremos um país melhor, mais justo e para um futuro brilhante que conseguiremos fazer”, disse.

No final da solenidade, a subsecretária de Gestão da Previdência e os representantes das entidades parceiras assinaram a “Carta de Curitiba” como um ato simbólico da abertura do ano comemorativo dos 20 anos da Inteligência Previdenciária.

A Carta convoca as instituições parceiras a reafirmar o compromisso com a cooperação, a integração e o apoio institucional mútuo pela proteção do patrimônio da Previdência Social, especialmente no enfretamento da corrupção e de ações ilícitas organizadas.

ENIP – O evento, que aconteceu de 4 a 7 de dezembro, reuniu servidores da Inteligência Previdenciária de todo o país. Durante a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o regimento interno e a nova estrutura da área na Secretaria de Previdência na Fazenda; discutir sobre os processos de trabalho; vivenciar situações de trabalho em equipe, na busca da integração e resultados coletivos;  avaliar o Plano de Ação integrada; planejar as ações para 2018 e discutir a importância do fortalecimento de parcerias entre os órgãos de inteligência.

 

Informações para a imprensa

(61) 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência