INSTITUCIONAL: Inteligência Previdenciária participa de treinamento para combater fraude documental

Publicado: 01/11/2017 16:00
Última modificação: 01/11/2017 16:00

Evento é resultado da 10a Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Da Redação (Brasília) – A Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência participou, nessa terça-feira (31), do treinamento avançado sobre Boas Práticas de Combate à Fraude Documental.

A capacitação é resultado da Ação 10 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) deste ano, que teve como objetivo propor medidas que auxiliem na prevenção de crimes praticados com utilização de documentos falsos.

O chefe da COINP, Marcelo Henrique de Ávila, palestrou sobre o trabalho de inteligência previdenciária no combate às fraudes e sobre a experiência da área na investigação de fraudes documentais. “Este ano, mais da metade dos crimes investigados pela Força Tarefa Previdenciária envolveu algum tipo de falsificação de documentos de identidade ou de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito)”, destacou Ávila. Além disso, ele enfatizou a importância da interação entre os órgãos do Governo na troca de experiências e no aperfeiçoamento de mecanismos para prevenir o crime e aperfeiçoar a segurança na identificação dos cidadãos.

A capacitação fez parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça e contou também com palestrantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Receita Federal, Febraban, Caixa e Banco do Brasil.

Outros resultados da 10a Ação da ENCCLA, coordenada pela Secretaria de Previdência, foi a formalização de  propostas de aperfeiçoamento de Provimentos do Conselho Nacional de Justiça visando à implementação do Sistema Nacional de Registro Civil (SIRC) nos estados que ainda não possuem essa ferramenta e o aprimoramento da segurança do sistema de concessão do registro tardio de nascimento.

ENCCLA – Instituída em 2003, sob a coordenação do Ministério da Justiça, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro é formada por mais de 70 órgãos do governo e membros da sociedade civil que atuam na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Os órgãos participantes se reúnem anualmente para planejar as ações que serão executadas no ano seguinte. Os órgãos são divididos em grupos de trabalho que coordenam, ao longo do ano, a execução de cada uma das ações eleitas. A 15ª Reunião Plenária Anual da ENCCLA ocorrerá este ano em Campina Grande (PB), no período de 20 a 24 de novembro de 2017.

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência