COMBATE ÀS FRAUDES: Força Tarefa deflagra operação em Roraima

Publicado: 26/09/2017 12:36
Última modificação: 27/09/2017 08:56

Criminosos fraudavam seguros-defeso em conjunto com associações de pescadores

 

Da Redação (Brasília) – Operação da Força Tarefa Previdenciária deflagrada nesta terça-feira (26) cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Caracaraí, Roraima. Os envolvidos fraudavam benefícios de seguro-defeso na região.

Durante as investigações, foi constatado que os benefícios foram concedidos a pessoas que não eram de fato pescadores artesanais – público que é devido o benefício. Há indícios de cadastro indiscriminado de pessoas como pescadores artesanais para recebimento do benefício, utilizando-se de fraudes em conjunto com associações de pescadores. Ocorreram ainda pagamentos indevidos do benefício a servidores públicos e pessoas que já percebem outros benefícios previdenciários, o que é proibido por lei.

Durante a operação, foram apreendidos fichas cadastrais, declarações, recibos e anotações diversas que reforçaram os indícios de prática criminosa investigada, bem como uma espingarda calibre 28, com a prisão em flagrante de um dos investigados por posse ilícita de arma de fogo.

A ação criminosa gerou um prejuízo de, pelo menos, R$ 1 milhão aos cofres públicos.

Quatro investigados já foram interrogados e indiciados pelo crime de estelionato, que prevê pena de até seis anos de reclusão. As investigações continuam com análise do material apreendido e apuração do envolvimento de outros integrantes nas práticas criminosa.

Força Tarefa Previdenciária – A Força Tarefa Previdenciária é integrada pela a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e atua no combate de maneira integrada e eficaz a crimes contra o sistema previdenciário. Na Secretaria de Previdência, a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) é a área de inteligência responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes estruturadas contra a Previdência.

 

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência