COMBATE ÀS FRAUDES: Força Tarefa Previdenciária desmonta esquema criminoso no RN

Publicado: 17/05/2017 09:51
Última modificação: 17/05/2017 09:51

Contador inseria vínculos fictícios em sistema previdenciário para obter benefícios

 

Da Redação (Brasília) – Operação da Força Tarefa Previdenciária no Rio Grande do Norte desarticulou, nesta quarta-feira (17), uma organização criminosa suspeita de fraudar benefícios previdenciários na Agência da Previdência Social de Nazaré. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e na agência em que ocorriam as fraudes.

A investigação teve início em 2011, quando foi descoberto que um contador inseria vínculos laborais fictícios extemporâneos em Guias de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com a ajuda de dois servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os vínculos eram validados e repassados à perícia médica para obtenção de auxílios-doença. Para que esses benefícios fossem concedidos, as perícias eram transferidas para a agenda de um perito médico integrante do grupo criminoso.

Em vários casos, os beneficiários nem sequer tinham a qualidade de segurados e eram pessoas ligadas ao contador, como parentes e empregados. Ele chegou a registrar que sua mulher estaria morta para que recebesse pensão por morte. Mais de 30 benefícios – já cessados – foram concedidos irregularmente.

O nome da operação, denominada Anjo Mau, faz referência ao significado (acrescido de adjetivo) do prenome de origem grega de um dos implicados na trama criminosa.

Força-Tarefa Previdenciária – A Força-Tarefa Previdenciária é uma parceria entre a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que visa a combater crimes contra o sistema previdenciário. A COINP é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes contra a Previdência Social e encaminhá-las à Polícia Federal para investigação em regime de força-tarefa.

 

Informações para a Imprensa

 Camilla Andrade

 (61) 2021-5009 e 2021-5109

 ascom.mps@previdencia.gov.br

 Secretaria de Previdência