COMBATE ÀS FRAUDES: Operação desarticula esquema criminoso no MT

Publicado: 12/04/2017 10:45
Última modificação: 12/04/2017 10:45

Chefe do grupo fraudava benefícios assistenciais concedidos pela Previdência

 

Da Redação (Brasília) – Operação da Força Tarefa Previdenciária desarticulou, nesta quarta-feira (12), esquema criminoso que fraudava benefícios de amparo social ao idoso (BPC/LOAS) no estado do Mato Grosso. O grupo atuava há pelo menos 13 anos e era chefiado por uma despachante/atravessadora – pessoa que obtém lucro junto ao cidadão utilizando serviços oferecidos gratuitamente pela Previdência Social.

Levantamento feito pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência, em 2012, identificou que a atravessadora, já indiciada em outros inquéritos da Polícia Federal, utilizava os filhos e outras pessoas para obter BPC/LOAS. Ela fraudava os benefícios com a apresentação de documentos falsos, sendo que alguns beneficiários eram pessoas fictícias.

Durante a operação, denominada Miragem, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, todos expedidos pela 5ª Vara Federal em Cuiabá/MT.

O prejuízo causado aos cofres públicos pelo pagamento dos cinco benefícios assistenciais identificados pela COINP totaliza o valor de aproximadamente R$ 333 mil. No entanto, após análise dos documentos apreendidos nas residências dos investigados, poderão ser identificados inúmeros outros benefícios previdenciários e assistenciais a serem ainda avaliados pela Força Tarefa.

Participaram da Operação Miragem 13 policiais federais e dois servidores da COINP.

Força Tarefa Previdenciária – A Força Tarefa Previdenciária é uma parceria entre a Secretaria de Previdência, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que visa a combater crimes contra o sistema previdenciário. A COINP é a área responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes contra a Previdência Social e encaminhá-las à Polícia Federal para investigação em regime de força tarefa.

 

Informações para a Imprensa

Camilla Andrade

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência