COMBATE ÀS FRAUDES: Inteligência Previdenciária participa de ação contra corrupção em São Paulo

Publicado: 26/04/2017 19:52
Última modificação: 03/05/2017 12:23

Fórum discute ações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Da Redação (Brasília) – A Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda participou, na tarde desta terça-feira (25), de reunião da 6ª Ação do Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro no estado de São Paulo (FOCCOSP).  O objetivo do encontro e tema da ação é fomentar a integração e atuação conjunta no combate à corrupção.

O chefe da COINP, Marcelo Henrique de Ávila, palestrou sobre as experiências e conhecimentos do trabalho de inteligência previdenciária no combate a crimes contra a Previdência. “O convite nos foi feito em função dos resultados que vimos obtendo em ações conjuntas de ilícitos organizados contra a Previdência”, destacou Ávila se referindo à parceria de quase duas décadas da Força Tarefa Previdenciária (FTP), trabalho conjunto entre Secretaria de Previdência, Ministério Público Federal e Polícia Federal.

As operações feitas pela FTP são responsáveis por combater diretamente o crime organizado contra a Previdência , trabalhando não só na descoberta de fraudes complexas, mas também na prevenção a esses ilícitos. “É sinal do reconhecimento dos parceiros em relação ao nosso modelo de atuação para o combate ao crime previdenciário, que busca coordenar os esforços, alinhar os objetivos e integrar as equipes das instituições participantes”, salienta Ávila.

Combate à Corrupção  – Projeto inspirado no modelo da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), o Fórum tem a proposta de fomentar a discussão e a implementação de ações que visem ao fortalecimento do Estado no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro por meio  da  qualificação  e  capacitação  de  agentes, alterações  estruturais, propostas de alteração legislativa e outras medidas.

O Foccosp foi criado no dia 9 de dezembro de 2013, no Dia Internacional Contra a Corrupção. A iniciativa nasceu das discussões no âmbito da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado, por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado de São Paulo, assinado em novembro de 2012. Outras iniciativas semelhantes também já foram instaladas em outros estados, a exemplo do Acre.

Informações para a Imprensa

Camilla Andrade

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência