INSS: Instituto participa de mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegytpi

Publicado: 02/12/2016 16:30
Última modificação: 02/12/2016 18:12

No Dia Nacional de Combate ao Mosquito, presidente do INSS conversou com segurados durante visita a Agência da Previdência Social e orientou servidores para a necessidade de combater o Aedes aegytpi

Da Redação (Brasília) – Hoje (2) é o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, ação promovida pelo governo federal para

Presidente do INSS, Leonardo Gadelha, participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, e alerta a população sobre a importância de combater o mosquito em Ceilândia (DF) . Foto: Divulgação MDS

Presidente do INSS, Leonardo Gadelha, participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, e alerta a população sobre a importância de combater o mosquito em Ceilândia (DF) . Foto: Divulgação MDS

conscientizar servidores públicos e a população sobre a campanha contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, conversou com segurados e funcionários da agência do Instituto em Ceilândia na manhã desta sexta-feira (2).

Gadelha visitou os quatro andares da unidade, distribui panfletos e verificou se as instalações atendem aos padrão de limpeza satisfatórios. “O INSS tem grande importância nesse esforço por conta da sua interface com o cidadão brasileiro. Temos 1.700 agências, cerca de 36 mil servidores, atendemos mais de 33 milhões de brasileiros. Podemos, então, utilizar essa força tanto material quanto humana para conscientizar a população brasileira”, afirmou.

O INSS mantém o Comitê Permanente de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes aegytpi, criado em fevereiro deste ano, que divulga ações internas para os servidores com orientações para eliminação de focos. “O que nós fizemos hoje deve ser replicado em outras agências do INSS. O maior esforço precisa ser no sentido de impedir que o mosquito se reproduza. Se conseguirmos evitar que ele procrie, certamente iremos diminuir a incidência da doença. As medidas são simples, como manter fechada a tampa do vaso sanitário, não deixar água parada e colocar terra nos vasos de plantas”, lembrou.

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito consiste em ações integradas e simultâneas, em todas as capitais do país. A ação é articulada com prefeituras, governos estaduais e a população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de Defesa Civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.

BPC Microcefalia – As famílias com crianças diagnosticadas com microcefalia têm prioridade no atendimento e concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nas agências do INSS. Atualmente, o primeiro agendamento é feito em, no máximo, uma semana. No Brasil, foram concedidos 165 benefícios em 2015, num valor total de R$ 962 mil. Em 2016, de janeiro a novembro, foram concedidos 1.586 benefícios, o que representa mais de R$ 9 milhões.

Informações para a imprensa:

(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Ascom/MDSA