COMBATE ÀS FRAUDES: Força-Tarefa cumpre 12 mandados judiciais em São Luís

Publicado: 20/10/2016 11:44
Última modificação: 20/10/2016 11:44

Operação concentrou-se em intermediários e agenciadores de benefícios fraudulentos

Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária cumpriu, nesta quinta-feira (20), 12 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária, um de condução coercitiva e nove de busca e apreensão, em São Luís (MA). Foi a segunda fase de uma operação, deflagrada em maio passado, que investiga crimes contra a Previdência Social – falsidade documental e inserção de dados falsos em sistema de informações, para a concessão de benefícios para titulares fictícios.

As investigações que culminaram na ação de hoje foram desdobramento da Operação “Casa Cheia”, que já havia identificado uma associação criminosa. A apuração atual concentrou-se em intermediários e agenciadores de benefícios fraudulentos, no bairro Anjo da Guarda, na capital maranhense. Não há ainda apuração do prejuízo causado.

A ação de hoje, que contou com a participação de 40 policiais federais e de servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Risco (APEGR) da Previdência, é a 43ª operação da Força-Tarefa Previdenciária realizada em 2016. Desde janeiro, já se conseguiu evitar um prejuízo de, pelo menos, R$ 256 milhões aos cofres públicos.

Inteligência Previdenciária – A APEGR é a área de inteligência responsável por identificar e analisar distorções que envolvem indícios de fraudes contra a Previdência e encaminhá-las à Polícia Federal para investigação. A Força-Tarefa Previdenciária é uma parceria entre a Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que visa a combater crimes contra o sistema previdenciário.

Denúncias – Qualquer cidadão pode ajudar. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Geral da Previdência Social, ligando para a central telefônica 135. As informações são mantidas em sigilo.

 

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência