INTERNACIONAL: Previdência assina acordo de cooperação técnica com a República Dominicana

Publicado: 02/09/2016 18:36
Última modificação: 02/09/2016 18:36

Delegação dominicana veio conhecer a experiência brasileira com o microempreendedor individual e os sistemas gerenciais do INSS

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda recebeu visita da delegação da República

Com a assinatura do acordo hoje (2), as equipes técnicas da Previdência dos países poderão estar em contato para compartilhar experiências. Foto: Camilla Soares/Ascom Trabalho

Com a assinatura do acordo hoje (2), as equipes técnicas da Previdência dos países poderão estar em contato para compartilhar experiências. Foto: Camilla Soares/Ascom Trabalho

Dominicana nesta sexta-feira (2). O objetivo do encontro foi a assinatura de acordo de cooperação técnica entre os dois países. A delegação dominicana veio conhecer as experiências da Previdência brasileira no que se refere à política pública de inclusão do Microempreendedor Individual (MEI) e ao modelo de planejamento, melhoria e garantia dos processos de gestão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante o encontro, a Secretária-Executiva adjunta da Previdência, Cinara Fredo, destacou a importância dessa aproximação a exemplo do que acontece com Moçambique. “Esse tipo de cooperação é muito importante para a Previdência brasileira. O MEI para a gente é uma política relativamente nova e é muito gratificante podermos compartilhar as nossas experiências com outros países. A nossa expectativa é de que esta seja a primeira parceria de muitos projetos com a República Dominicana”, destaca.

O ministro conselheiro da República Dominicana, Marino Castillo Lacay, declarou que se sente “lisonjeado” com a aproximação entre os dois países. “Nós somos um país pequeno, muito cheio de nuances, então qualquer tipo de implantação de projeto tem que ser muito bem articulada, pois falar de Previdência Social na República Dominicana é falar de uma situação delicada. Nós começamos a implantar a nossa Previdência em 2001 e o Brasil tem experiência de anos, então temos muitas experiências para trocar com vocês”, afirma o ministro.

O estabelecimento da cooperação entre os dois países teve inicio em 2015 durante a visita de uma equipe de técnicos do INSS à capital do país, Santo Domingo. Durante o encontro, os técnicos apresentaram as boas práticas da Previdência brasileira e o país demonstrou interesse em conhecer a experiência do Brasil com a formalização de trabalhadores que atuam por conta própria, os microempreendedores individuais, que passaram a contribuir para a Previdência e puderam ter acesso a benefícios previdenciários. Além disso, a equipe da República Dominicana busca conhecer melhor os sistemas de informações gerenciais do INSS.

A assinatura do acordo vai permitir que as equipes técnicas da Previdência dos países possam estar em contato para compartilhar experiências por meio de reuniões, videoconferências e visitas técnicas.

Também participaram da reunião o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Previdência, Eduardo Basso, o conselheiro encarregado do Setor de Cooperação bilateral e multilateral da República Dominicana, José Loreto Julián, e a representante da Coordenação de América Latina e Caribe da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Ana Elena Rizzone.

Moçambique – Em dezembro de 2010, o governo brasileiro iniciou o projeto semelhante de cooperação com Moçambique, conhecido como  “Modernização da Previdência Social de Moçambique” que é executado pelo INSS e pela Dataprev e coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Previdência e pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Informações para a Imprensa

Ligia Borges

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência

 

Voltar para o topo