COMBATE A FRAUDES: Operação no Pará cancela 490 benefícios de prestação continuada

Publicado: 06/09/2016 10:32
Última modificação: 06/09/2016 18:08

Ação da Força-Tarefa Previdenciária evita prejuízo de R$ 20 milhões

Da Redação (Brasília) – Uma operação no estado do Pará, deflagrada nesta terça-feira (6), levou ao cancelamento de 490 benefícios de prestação continuada (amparo assistencial ao idoso e a deficientes físicos), evitando um prejuízo de aproximadamente 20 milhões de reais. Como resultado da ação foi desarticulada uma organização criminosa especializada em fraudar a Assistência Social.

Foram diversos os crimes praticados pelos membros da quadrilha, com destaque para uso de documentos falsos, inserção de dados falsos nos sistemas informativos do INSS – que operacionaliza os benefícios assistenciais, corrupção ativa e passiva.

A ação é decorrente de cooperação entre a Delegacia de Combate aos Crimes Previdenciários (DelePrev/PA) e a Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social no Pará (APEGR/PA), que, a partir da análise de material apreendido na operação Contumácia I, deflagrada em 25 de fevereiro passado, bem como da revisão de diversos benefícios, identificaram a existência de beneficiários fictícios, denominados “cidadãos de papel”, que já provocaram um prejuízo de R$ 5,8 milhões aos cofres públicos.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão,  e efetuadas três prisões preventivas, cinco prisões temporárias e duas conduções coercitivas na região metropolitana de Belém, São Miguel do Guamá, Santarém e Marabá. Mais de 60 policiais federais e cinco servidores da APEGR/PA participaram da operação.

Inteligência Previdenciária – A APEGR é a área de inteligência responsável pela identificação e análise de distorções que envolvem indícios de fraude contra a Previdência, que são encaminhados à Polícia Federal para investigação em regime de força-­tarefa. Qualquer cidadão pode ajudar. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Geral da Previdência Social, por meio da Central de Atendimento 135. As informações são mantidas em sigilo.

Informações para a Imprensa

(61) 2021-5009 e 2021-5109

ascom.mps@previdencia.gov.br

Secretaria de Previdência