COOPERAÇÃO: MTPS recebe visita de técnicos do INSS de Moçambique

Publicado: 04/04/2016 14:48
Última modificação: 20/06/2016 16:21

Ação integra projeto de cooperação e oferece capacitação em comunicação e tecnologia da informação

Técnicos do INSS de Moçambique visitam Ouvidoria da Previdência

Técnicos do INSS de Moçambique visitam Ouvidoria da Previdência

Da Redação (Brasília) – Técnicos em Comunicação Social do Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique (INSS-MZ) estão no Brasil para uma visita técnica que visa conhecer in loco o sistema de Previdência Social brasileiro. Na sede do Ministério do Trabalho e Previdência Social, na última sexta-feira (1º), os técnicos moçambicanos – dois da área de relações públicas e um de informática – conheceram o funcionamento da Ouvidoria-Geral e a Assessoria de Comunicação Social.

Além de conhecer algumas áreas de atendimento, o objetivo central dessa missão é capacitar os técnicos moçambicanos em comunicação social. O treinamento está sendo conduzido pela equipe da Assessoria de Comunicação Social do INSS brasileiro, e aborda técnicas de relacionamento com a imprensa, de redação jornalística e para a Web, produção de clipping, entre outras ferramentas básicas de comunicação com foco em Previdência Social.

Na Ouvidoria, os técnicos moçambicanos foram recebidos pelo ouvidor-geral da Previdência Social, Mano Barreto, e sua equipe. “É sempre bom poder contribuir com o crescimento de um órgão de Previdência Social, especialmente de país irmão”, comentou Barreto.

A visita faz parte do projeto “Modernização da Previdência Social de Moçambique”, executado pelo INSS e pela Dataprev e coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Secretaria Executiva do MTPS e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

O projeto teve início em dezembro de 2010, com a visita da ministra do Trabalho daquele país ao Brasil. Como parte do acordo, está se iniciando nesta segunda-feira (4) a visita de mais técnicos do INSS moçambicano à Dataprev, no Rio de Janeiro, onde serão ministrados cursos na área de Tecnologia da Informação.

Assessoria de Imprensa
João Vitor Bezerra
Ministério do Trabalho e Previdência Social
(61) 2021-5009

Voltar para o topo