FÓRUM: Estabelecido cronograma para debate de temas relativos à Previdência Social

Publicado: 01/03/2016 18:04
Última modificação: 01/03/2016 18:04

Representantes de trabalhadores, empresários e governo iniciam reuniões técnicas na próxima semana

Da Redação (Brasília) – Os sete temas relativos à Previdência Social definidos pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social começam a ser discutidos na próxima semana. Em reunião, na tarde desta terça-feira (1º), representantes do governo, trabalhadores e empresários aprovaram um cronograma que será concluído no início de abril. Os primeiros temas a serem debatidos serão: “Demografia e Idade média das aposentadorias” e “Previdência rural: financiamento e regras de acesso”.

A primeira reunião técnica está marcada para a próxima terça-feira (8), em Brasília. O período da manhã será dedicado à demografia e, à tarde, os integrantes do Fórum vão tratar da questão rural. Cada semana será dedicada a um ou mais assuntos, de modo que o último encontro temático ocorra no dia 5 de abril (ver tabela abaixo). Para o dia 8 do próximo mês está prevista a apresentação do relatório final dos debates.

Participaram da reunião de hoje, representantes dos ministérios do Trabalho e Previdência Social; da Fazenda; e do Planejamento. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) representou os trabalhadores. O setor empresarial foi representado pela CNI, CNA, CNS, CNT, CNTur, CNC e CNF.

Cronograma de Reuniões Técnicas

Temas para debate Data
Demografia e Idade média das aposentadorias 8/3
Previdência Rural: financiamento e regras de acesso 8/3
Regimes Próprios de Previdência 15/3
Pensões por morte 15/3
Diferença de regras entre homens e mulheres 22/3
Financiamento da Previdência Social: receitas, renúncias e recuperação de créditos 29/3
Convergência dos sistemas previdenciários 5/4
Apresentação de Relatório 8/4