CAMPANHA: Servidores do INSS participam de dia de mobilização nacional (11) contra o Aedes

Publicado: 10/03/2016 18:50
Última modificação: 10/03/2016 18:51

Ações conjuntas acontecerão entre 9 e 11 horas da manhã em todas as unidades do INSS

Da Redação (Brasília) – Amanhã (11) será o grande dia da mobilização nacional no combate ao Aedes Aegypti nos prédios públicos federais. Ações conjuntas acontecerão em todas as repartições públicas federais por meio de um ato sincronizado, entre 9 e 11 horas da manhã. No INSS serão realizadas diversas ações com a participação do titular e/ou do substituto de cada unidade.

A fim de fortalecer a mobilização nas regiões, a Presidente do INSS, Elisete Berchiol, estará em Recife (PE); o Diretor de Atendimento, Mario Soria, em Salvador (BA); o Coordenador Geral de Recursos Logísticos e que também é Coordenador do Comitê Permanente de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti no INSS, Marcelo Soares, em Belo Horizonte (MG); e o Procurador-Chefe do INSS, Alessandro Stefanutto, em Curitiba (PR). Eles participarão das ações de vistoria nas sedes locais e outras unidades do INSS – que já é parte da rotina do Instituto – e de reuniões de orientação e informação com os servidores.

Em Brasília, além da vistoria no edifício-sede e demais unidades do Instituto no DF com a participação da presidente substituta, Cinara Fredo e do Diretor de Recursos Humanos, José Nunes, além de outros dirigentes da Casa, será lançado oficialmente o curso do CFAI (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS) de conscientização aos servidores para combate ao Aedes.

Nas unidades do INSS em todo país, entre outras ações para combater o mosquito, os servidores farão uma força tarefa para eliminar possíveis focos de larvas, palestras educativas, rodas de conversa e distribuição de material informativo. Porém os esforços serão intensificados nos 223 municípios prioritários, em que foram identificadas mais ocorrências de dengue na população.

O objetivo da mobilização é manter a atenção da sociedade, em especial dos servidores, no combate ao Aedes Aegypti e demonstrar que o Governo está ativo e priorizando ações importantes para o esforço de erradicação do mosquito.

Luta nacional

Ação de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti nos prédios públicos federais está sendo articulada pela Casa Civil e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Desde dezembro de 2015, quando o Governo Federal criou o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, foram realizadas diversas ações de combate e prevenção.

O mutirão de combate ao mosquito na administração pública federal teve início no dia 29 de janeiro passado, sobretudo na Esplanada dos Ministérios. Nesse sentido, o que ocorre neste dia 11 é um acompanhamento de reforço da ação e sua ampliação para as repartições públicas localizadas em várias localidades do país.