ASSISTENCIAL: INSS realiza mutirões no sábado (12) para atendimento de segurados do BPC/LOAS

Publicado: 12/03/2016 12:02
Última modificação: 11/03/2016 19:38

Ação, com objetivo de orientar e atender possíveis casos de bebês microcéfalos, acontece em Fortaleza, Salvador, Recife e São Luís

Da Redação (Brasília) – Neste sábado (12), o INSS realiza mutirões especiais de atendimento para segurados que agendaram benefícios do BPC/LOAS (Benefício de Amparo Social destinado a idosos e deficientes físicos de baixa renda), em quatro capitais do Nordeste: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE) e São Luís (MA).

A escolha para atendimento exclusivamente a requerentes do BPC/LOAS é antecipar o atendimento de possíveis casos de crianças com microcefalia que tenham direito ao benefício.

Por isso foram escolhidas as quatro cidades onde foram registrados os maiores índices de casos da doença nos últimos meses.

Nas cidades onde estão sendo realizados os mutirões, foram feitas parcerias com os CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) locais, propiciando acolhimento e orientação dos segurados.

Nesse primeiro momento, a ação está sendo realizada apenas para requerentes que já haviam agendado atendimento no INSS. O contato com esses segurados foi feito por meio da Central Telefônica 135.

Assistencial

A pessoa com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo cuja renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente tem direito ao Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS). Ou seja, para a concessão do benefício, é preciso que o requerente passe por avaliação do serviço social do INSS.

Para ter direito ao benefício, há também o critério médico – a deficiência deve ser igualmente avaliada pelo serviço médico pericial do Instituto.

Como pedir?

Para requerer o benefício assistencial é preciso ligar para Central de Atendimento 135 para fazer o agendamento. As informações necessárias para o requerimento do BPC, além das Agências do INSS, podem ser obtidas nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS em cada município.