SP: INSS participa de Feira do Empreendedor do Sebrae, no Anhembi

Publicado: 18/02/2016 16:51
Última modificação: 18/02/2016 17:07

Estimativa é que mais de 120 mil pessoas visitem o evento, que tem entrada franca

De São Paulo (SP) – A Previdência Social participa, de 20 a 23 de fevereiro, da 5ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae. O evento será das 10h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, e tem o objetivo de disseminar conhecimento e oportunidades de negócios a micro e pequenos empresários e a futuros empreendedores.

O INSS participará da feira por meio das equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) de suas Gerências Executivas SP-Centro, SP-Sul e SP Campinas, além de representantes da Superintendência Regional Sudeste I.  Nos quatro dias do evento, servidores do INSS farão palestras com foco no Microempreendedor Individual (MEI), abordando temas como benefícios da Previdência, contribuições, complementação de valores de contribuição, aposentadorias e demais informações específicas. As três primeiras palestras de cada dia terão duração de 10 minutos (às 12h, às 16h e às 19h) e a última, 30 minutos (às 20h).

Durante o evento, os técnicos do INSS prestarão informações sobre serviços, direitos e deveres previdenciários, tirarão dúvidas do público e divulgarão os canais remotos de comunicação, como a Central de Informações da Previdência, que atende pelo telefone 135, e o site www.previdencia.gov.br, onde a população tem acesso a serviços como agendamento para atendimento numa agência do INSS, emissão de guia de pagamento e simulação de tempo de contribuição, entre outros. Haverá ainda distribuição de material informativo.

Feira do Empreendedor do Sebrae-SP – A Feira do Empreendedor tem o objetivo de promover a orientação empresarial e a formalização de novos negócios. Por meio de diversos formatos de atendimento (oficinas, palestras, capacitações e orientações técnicas) de vários órgãos e entidades, a iniciativa proporciona conhecimento, crescimento e desenvolvimento de empreendedores de diversos segmentos.

Com entrada franca para maiores de 14 anos, a Feira do Empreendedor contará com diversas atividades programadas para os quatro dias, em diferentes espaços que serão voltados às áreas de franquia, indústria, equipamentos, agronegócios e varejo. Haverá também áreas de consultorias, palestras e um espaço dedicado a startups. As inscrições devem ser feitas pelo hotsite da feira http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br. Neste ano, a estimativa é de que aproximadamente 120 mil pessoas visitem os mais de 400 espaços disponíveis no local. A última edição, realizada em fevereiro de 2015, contou com a presença de 104 mil pessoas.

 Microempreendedor Individual (MEI) – Microempreendedor é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Os trabalhadores informais, como camelôs, costureiras e pipoqueiros, podem se inscrever como microempreendedor individual. Para isso, eles devem ter um rendimento de até R$ 60 mil reais por ano. Uma das vantagens do microempreendedor individual é a possibilidade de contribuir para a Previdência Social com apenas 5% do salário mínimo, em vez dos 20% do contribuinte autônomo. Além de contribuir com alíquota reduzida, o empreendedor individual formalizado passa a ter direito às aposentadorias por idade e por invalidez e a outros benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade, além de pensão por morte para os dependentes. A contribuição nessa categoria só não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição. Mais informações sobre o empreendedor individual podem ser obtidas no site www.portaldoempreendedor.gov.br . (ACS/SP)