GESTÃO: MPTS é premiado no Concurso de Boas Práticas da CGU

Publicado: 09/12/2015 16:56
Última modificação: 10/12/2015 16:57
O ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, entrega o prêmio para o secretário-executivo do MTPS, Cláudio Puty, e para a assessora do MTPS, Nicir Chaves. Foto: João Victor Bezerra.

O ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, entrega o prêmio para o secretário-executivo do MTPS, Cláudio Puty, e para a assessora do MTPS, Nicir Chaves. Foto: João Victor Bezerra/ Ascom Previdência.

Da Redação (Brasília)- O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) foi premiado, nesta quarta-feira (9), no 3º Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU). Com o projeto “Implementação do Gerenciamento de Riscos na Previdência Social: da estratégia ao desempenho institucional”, o órgão recebeu prêmio na categoria Fortalecimento dos Controles Internos. A premiação ocorreu durante o evento do Dia Internacional de Combate à Corrupção.

O secretário-executivo do MTPS, Claudio Puty, que representou o ministro Miguel Rossetto no evento, considerou a premiação da maior relevância para o ministério: “O manual de gerenciamento de riscos envolve a poupança de recursos públicos a partir da melhoria da gestão de forma inovadora. Com certeza foi um avanço para a gestão no MTPS”.

Durante o evento de premiação, a Assessora de Gestão Estratégica e Inovação Institucional, Nicir Maria Gomes Chaves, uma das responsáveis pelo projeto, falou sobre o desempenho do MTPS no concurso: “Para nós é uma grande conquista, pois mergulhamos nesse tema em 2014 e conseguimos escrever o Manual de Gerenciamento de Riscos, que já é utilizado no Ministério e em suas entidades vinculadas. Além disso, nós oferecemos um novo instrumento aos gestores para avaliar os riscos para tomada de decisão dos processos e projetos”.

O projeto foi instituído no Plano de Ação Integrado 2013, pela Portaria MPS nº 623, 26 de dezembro de 2012, que entregou como principal produto o modelo de gerenciamento de riscos para o Ministério e suas entidades vinculadas. No Plano de Ação de 2015 a metodologia de Gerenciamento de Riscos foi aplicada nos projetos em curso, nos processos de trabalho modelados, nos processos administrativos das novas contratações e aquisições e em alguns processos da Previc e do INSS. A ação foi concluída em novembro de 2015.

O Concurso é uma iniciativa da CGU para estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública. O prêmio consiste de uma placa gravada e um certificado expedido pela CGU.

Informações para a imprensa:

(61) 2021-5109

Ascom/Previdência Social