CISS: Conferência Interamericana debate envelhecimento e economia preventiva

Publicado: 04/11/2015 12:10
Última modificação: 04/11/2015 12:10

Com apoio do Ministério do Trabalho e Previdência Social, evento reúne em São Paulo especialistas de vários países

 

banner assembleiaDa Redação (Brasília) – Para discutir o tema Envelhecimento e Economia Preventiva, no momento em que os países enfrentam o desafio de pensar novas propostas de sustentabilidade para a previdência social, um evento em São Paulo reunirá, nos dias 5 e 6 de novembro, especialistas de países das Américas, como Brasil, México, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Cuba, Guatemala e Panamá, entre outros. Além disso, os representantes participarão de Assembleia Geral Extraordinária da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS).

Entre as autoridades, estão o Secretário Especial da Previdência Social do Brasil, Carlos Eduardo Gabas, que também é vice-presidente da CISS; o Vice-Ministro do Trabalho da Colômbia, Luis Ernesto Gómez Londono; o Diretor-Geral do Instituto Mexicano de Seguro Social, José Antônio González Anaya, também presidente da CISS; e Juan Lozano, secretário geral da Conferência. A programação inclui participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

A Economia Preventiva é um conceito que busca criar, implantar e avaliar políticas públicas, especialmente no âmbito da proteção social, levando em conta diversas áreas do conhecimento tecnológico e científico (natural e social) para prevenir e antecipar riscos nas sociedades modernas, assim como propor soluções de curto, médio e longo prazo, caso os riscos se materializem.

Debates – No primeiro dia do evento, no Hotel Panamby (Barra Funda, São Paulo – SP), realizado com o apoio do Ministério do Trabalho e Previdência Social do Brasil, serão debatidos diversos temas em torno da Economia Preventiva, como uma agenda estratégica e o mapa de riscos da proteção social; envelhecimento, mercado de trabalho e pensões: desafios e respostas políticas; além de doenças não transmissíveis: desafios da proteção social no século XXI e intervenções de políticas públicas.

No segundo dia, além do encerramento do debate sobre Envelhecimento e Economia Preventiva, haverá a entrega do Prêmio Interamericano para pesquisa em proteção social e a Assembleia Geral Extraordinária da CISS.

A Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) é um organismo internacional técnico e especializado de caráter permanente, fundado em 1942, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da seguridade social nos países da América e Caribe. A CISS é integrada atualmente por instituições de seguridade social de 36 nações que, juntamente com outras entidades, formam uma rede de cooperação regional.

Evento: Reunião de Alto Nível sobre Envelhecimento e Economia Preventiva e Assembleia Geral Extraordinária da Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS)

Data: 5 de novembro (quinta) e 6 de novembro (sexta), das 9h às 18h

Local: Hotel Panamby – Av. Ordem e Progresso, 115 – Barra Funda, São Paulo (SP), Tel. (11) 3103-0500

Informações: Ascom – Previdência Social: (61) 2021 5009 e 2021 5109