SP: INSS participa do evento Praça de Atendimento Sebrae

Publicado: 07/10/2015 16:55
Última modificação: 07/10/2015 16:56

Evento ocorre no Parque da Juventude e integra a Semana do Empreendedor

De São Paulo (SP) – A Previdência Social participa da Praça de Atendimento Sebrae na próxima sexta-feira (9), das 8h30 às 17h, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento integra a programação da Semana do Empreendedor de 2015, que ocorre no Parque da Juventude, região norte da capital paulista, até o próximo sábado (10).

Os técnicos do INSS prestarão informações sobre serviços, direitos e deveres previdenciários ao público, além de informações sobre o empreendedor individual. Eles também vão divulgar os canais remotos de comunicação com o público, como o site www.previdencia.gov.br e o telefone 135.

Semana do Empreendedor – A Semana do Empreendedor tem o objetivo de promover a orientação empresarial e a formalização de novos negócios. Por meio de diversos formatos de atendimentos (oficinas, palestras, capacitações e orientações técnicas) de vários órgãos e entidades, a iniciativa proporciona conhecimento, crescimento e desenvolvimento de empreendedores de diversos segmentos.

Microempreendedor Individual (MEI) – Microempreendedor é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Os trabalhadores informais, como camelôs, costureiras e pipoqueiros, podem se inscrever como microempreendedores individuais. Para isso, eles devem ter um rendimento de até R$ 60 mil reais por ano.

Uma das vantagens do microempreendedor individual é a possibilidade de contribuir para a Previdência Social com apenas 5% do salário mínimo, em vez dos 20% do contribuinte autônomo. Além de contribuir com alíquota reduzida, o empreendedor individual formalizado passa a ter direito às aposentadorias por idade e por invalidez e a outros benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade, além de pensão por morte para os dependentes. A contribuição nessa categoria só não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

O empreendedor individual pode se inscrever pelo site www.portaldoempreendedor.gov.br ou nos postos do Sebrae, prefeituras ou câmaras municipais. (ACS/SP)

Voltar para o topo