INTERNACIONAL: Previdência capacita técnicos em auditoria do INSS de Moçambique

Publicado: 16/10/2015 17:34
Última modificação: 16/10/2015 17:34

Além do treinamento, visitaram órgãos de controle e conheceram a Sala de Monitoramento do INSS brasileiro

Especialistas  em auditoria interna do INSS de Moçambique conhecem a Sala de Monitoramento do INSS brasileiro (Foto: Rafael Toscano/MTPS)

Especialistas em auditoria interna do INSS de Moçambique conhecem a Sala de Monitoramento do INSS brasileiro (Foto: Rafael Toscano/MTPS)

Da Redação (Brasília) – Técnicos que atuam no Departamento de Auditoria Interna do Instituto Nacional de Segurança Social de Moçambique (INSS-Mz) concluíram nesta sexta-feira (16) capacitação técnica oferecida pelo INSS brasileiro no âmbito do Projeto de Modernização da Previdência Social moçambicana. Além do treinamento, os técnicos visitaram, em Brasília, órgãos de auditoria, corregedoria, planejamento e controle da Previdência Social (MTPS, INSS, Dataprev e Previc) e da Controladoria-Geral da União.

“A troca de experiência in loco é bem mais enriquecedora do que se estivéssemos simplesmente o acesso a relatórios sobre a rotina dos órgãos. Ficou mais claro perceber que o nível de serviço que a Previdência Social atingiu no Brasil resulta de um processo de trabalho e ações. Assim como no Brasil, em Moçambique, também avançamos se compararmos com 10 ou 20 anos atrás”, relata o chefe do Departamento de Auditoria Interna do INSS-Mz, Morato Augusto Raivoso.

Os técnicos moçambicanos também conheceram, na sede do INSS, a Sala de Monitoramento, onde se acompanha diariamente o funcionamento e todos os atendimentos realizados nas Agências da Previdência Social espalhadas pelo País.

O Projeto de Modernização da Previdência Social de Moçambique está em sua segunda fase. A primeira etapa foi focada na informatização dos processos do INSS-Mz e na criação de banco de dados semelhante ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) brasileiro. Atualmente, além de auditoria e corregedoria, as iniciativas estão relacionadas às áreas de atendimento e comunicação social.

 

Informações para a Imprensa:

Rafael Toscano

(61) 2021-5481

Ascom/MPS

Voltar para o topo