ESTUDOS PREVIDENCIÁRIOS: Artigo sobre ‘hipoteca reversa’ ganha prêmio interamericano

Publicado: 14/10/2015 15:58
Última modificação: 14/10/2015 15:58

premioTexto brasileiro foi o segundo colocado em concurso promovido pela CISS e o BID

Da Redação – A hipoteca reversa – como é chamada a possibilidade de o idoso receber valores mensais de um banco em troca de deixar seu imóvel para essa instituição bancária, quando falecer – foi o tema de artigo brasileiro vencedor, juntamente com textos da Guatemala, Colômbia e Peru, do “Prêmio Interamericano a la Investigación de la Protección Social”.

A premiação foi concedida pela Conferência Interamericana de Seguridade Social (CISS) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O tema abordado no paper brasileiro é considerado “novidade” e relata a experiência de sucesso da hipoteca reversa, que é autorizada em alguns países para incrementar a renda dos idosos, sem efeitos fiscais.

O artigo “Conciliando sustentabilidade fiscal e aumento da renda dos idosos: o caso da hipoteca reversa” foi escrito pelo economista Rogério Nagamine Costanzi, que à época ocupava o cargo de Diretor do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social.

O “Prêmio Interamericano a la Investigación de la Protección Social” tem como objetivo investigar a situação da proteção social na América e debater possíveis políticas públicas para serem aplicadas no futuro. O texto brasileiro foi o segundo colocado.

 

Mais informações sobre o prêmio, no site da CISS.

(Ascom)

Voltar para o topo