INTERNACIONAL: Gabas se reúne com ministra dos Assuntos Sociais da França

Publicado: 23/07/2015 19:27
Última modificação: 24/07/2015 13:18
IMG_1270

Ministro Carlos Gabas recebe a ministra dos Assuntos Sociais da França. Foto: Erasmo Salomão/MPS

Durante encontro, eles trataram das semelhanças e desafios dos dois sistemas previdenciários

O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, se reuniu nesta quinta-feira (23) com a ministra francesa dos Assuntos Sociais, Saúde e Direitos da Mulher, Marisol Touraine, que está em visita oficial ao Brasil. Na conversa, os ministros identificaram diversas semelhanças entre os sistemas previdenciários dos dois países, inclusive vários desafios. “Nós estamos passando por uma situação que vocês já vivem que é o envelhecimento da população”, comentou Gabas ao tratar da transição demográfica que tem exigido ajustes no acesso aos benefícios.

Também observaram que os brasileiros e os franceses têm, com as aposentadorias e pensões, uma “relação afetiva”, nas palavras da ministra. “Essa situação não se vê em outros países, como a Alemanha, por exemplo”, completou. Gabas informou à Marisol Touraine sobre a criação, pela presidenta Dilma Rousseff, de um fórum para tratar de trabalho, emprego e previdência social. A ministra liderou, há dois anos, uma reformulação na previdência francesa.

Ela também se disse satisfeita com o acordo de previdência entre o Brasil e a França, em vigor desde setembro do ano passado. “Estive no Rio de Janeiro e, em conversa com franceses que lá residem, senti a importância do acordo bilateral”, acrescentou. “Há dois aspectos importantes. O primeiro é a extensão da cobertura previdenciária e o segundo é evitar a bitributação nos casos de deslocamentos temporários para trabalhar em um ou outro país”, salientou Gabas.

Tempo real – O ministro também apresentou a sua colega francesa o mapa das Agências da Previdência Social brasileira e o PrevBarco, que atende à população ribeirinha na Amazônia. “É necessário se adaptar”, avaliou a ministra, que também conheceu o funcionamento da Sala de Monitoramento do INSS. O sistema permite acompanhar em tempo real o funcionamento de todas as agências espalhadas pelo Brasil e possibilita a tomada de decisões rapidamente.

Ao final do encontro, Marisol Touraine convidou o ministro a participar em outubro, em Paris, das comemorações dos 70 anos da previdência francesa, com a participação do presidente François Hollande. “A seguridade social é parte importante da nossa história. É uma ideia bastante presente em nossa sociedade”, declarou.

 

Ascom/MPS

(61) 2021-5009