AL: INSS realiza mutirão para atendimento de pescadores, neste fim de semana (13)

Publicado: 10/06/2015 16:36
Última modificação: 10/06/2015 16:37

Atendimento será realizado nas agências Jatiúca e Monte Máquinas, em Maceió

De Maceió (AL) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mutirão para atender os pescadores com agendamento para o seguro defeso no próximo fim de semana, nos dias 13 e 14,  em Maceió. O atendimento acontecerá na Agência da Previdência Social Jatiúca, localizada na Travessa Dona Constança, s/n, Poço; e na Agência Monte Maquinas, na Rua da Alegria, 352, Centro, a partir das 7h30.

 
O mutirão é voltado para os 2.400 pescadores que estão com atendimento agendado, mesmo que seja para outras unidades, inclusive as do interior. Segundo a presidente da colônia de pescadores do Pontal da Barra, Maria José, a iniciativa é muito importante. “Uma atitude muito proveitosa. Vai antecipar o atendimento de pescadores e agilizar todo o processo. Estão de parabéns pela iniciativa.”

 
O INSS já realizou outras mutirões para atendimento dos pescadores artesanais. Em 18 de abril,  foi em São Miguel dos Campos onde 100 pescadores foram atendidos. Já em Penedo e Porto Calvo o mutirão foi realizado nos dias 30 e 31 de maio, atendendo 1.636 pescadores.

 
As novas regras para a concessão do seguro defeso estão em vigor desde o dia 1º deste mês de abril, conforme o decreto nº 8.424, que define regras e critérios para operacionalização do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, antes realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 
Como a pesca do camarão rosa, branco e espigão estava suspensa até o mês de maio, os trabalhadores que pescam esse crustáceo no mar tem direito ao seguro defeso. O auxílio é garantido por lei e pago durante o período em que ficam proibidos de pescar. O valor mensal da parcela é de um salário-mínimo.

 

Informações para Imprensa
(82) 3216-4116

SCS/AL