SP: Beneficiários do INSS devem tomar cuidado para não caírem em golpes

Publicado: 18/05/2015 15:23
Última modificação: 18/05/2015 15:23

Em Piracicaba, aposentados são convocados para atualizar cadastro em endereço incorreto

De São Paulo (SP) – Os aposentados e pensionistas do INSS devem ficar atentos para não caírem em golpes de estelionatários. Esses criminosos sempre usam argumentos como pagamentos de valores atrasados, revisão de benefício, atualização de cadastro, entre outros, para tentar tirar dinheiro do aposentado.

Um exemplo disso pode estar ocorrendo no interior de São Paulo, em Piracicaba. A Gerência Executiva do INSS naquela cidade tem sido procurada por aposentados e pensionistas que receberam ligações de pessoas dizendo serem servidores do INSS. Nessas ligações, essas pessoas dizem que o aposentado ou pensionista podem ter seu benefício bloqueado por “problema no cadastro” e pedem que eles compareçam à Rua Alferes José Caetano, Centro, para fazerem atualização no cadastro. Nesse local, não funciona nem agência bancária nem unidade do INSS.

Esse tipo de convocação por telefone não é feito pelo INSS. O contato da Previdência com o segurado é realizado por meio de carta. Os aposentados e pensionista que receberem ligações desse tipo devem desconfiar e, se for o caso, denunciar à polícia e à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135. Já o endereço correto do INSS em Piracicaba é Rua 15 de Novembro, 790.

Prova de vida – Os beneficiários da Previdência Social estão sendo convocados para fazerem a prova de vida e renovação de senha. Esse procedimento deve ser feito apenas na agência bancária em que a pessoa recebe o benefício. Se o banco tiver sistema biométrico de identificação, a prova de vida e a renovação de senha podem ser feitas em terminal bancário. Para ser atendido, é preciso apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, etc.).

 

Informações para Imprensa:

(11) 3544-3435

ACS/SP