BA: Agência Bonfim volta para a cidade baixa

Publicado: 02/04/2015 10:13
Última modificação: 03/09/2015 14:22

Agência da Previdência Social no bairro do Bonfim reabre segunda-feira (6)

De Salvador (BA) – A Agência da Previdência Social Bonfim volta a funcionar na Avenida Dendezeiros, nº 141, na Cidade Baixa, a partir da próxima segunda-feira (6). Para a conclusão da mudança, o atendimento da Agência no endereço provisório (na av. Sete de Setembro) fica suspenso hoje (2) e os serviços marcados para esta quinta-feira foram readequados na agenda, sem prejuízos para os segurados.

Com investimentos superiores a R$ 4,4 milhões na reforma da Unidade, a Agência da Previdência Social Bonfim retorna às instalações iniciais, na Península de Itapagipe. As melhorias na unidade abrangem toda a estrutura da área de 2.014 metros quadrados, divididos entre a Agência e o Centro de Documentação Previdenciária (CedocPREV) da Gerência Salvador. O projeto de engenharia e arquitetura segue as diretrizes de segurança e modernidade e otimiza o aproveitamento de espaço.

A unidade tem 18 guichês para atendimento, seis consultórios médicos e duas salas para o Serviço Social. A Agência Bonfim também conta com sistema de climatização, combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas, dentro dos mais modernos padrões tecnológicos. A nova estrutura também atende aos padrões de acessibilidade e oferece banheiros adaptados e rampas de acesso para pessoas com deficiência motora e pista tátil e sinalização em Braile para os deficientes visuais.

A Agência Bonfim deve recepcionar a demanda previdenciária de toda a região conhecida como Cidade Baixa, que concentra mais de 131 mil habitantes em 14 bairros, conforme dados da Prefeitura Municipal. Com a reabertura da unidade, os segurados não precisarão mais percorrer os quase oito quilômetros que distanciam a região do Centro, um percurso normalmente congestionado pela presença de um grande número de estabelecimentos comerciais, como atacadistas e feiras livres, que acarretam grande fluxo de pedestres e veículos.

A Agência da Previdência Social Bonfim registra, em média, entre 400 e 500 atendimentos diários. Para o gerente-executivo do INSS em Salvador, Alberto Sacramento, a volta da unidade para a avenida Dendezeiros retoma o atendimento previdenciário em uma importante zona de abrangência da Capital baiana. “As novas instalações estão dentro das expectativas dos servidores e da clientela, que vai ter um ambiente moderno, seguro e confortável.”

Informações para Imprensa:
Conceição Menezes
(71) 3243-8410
ACS/BA