RPPS: Aprimoramento da gestão dos regimes próprios é destaque na abertura do Conaprev

Publicado: 05/03/2015 17:49
Última modificação: 09/03/2015 17:00

Participam da reunião 66 gestores de regimes próprios de Previdência nos estados e municípios

Conaprev reúne gestores de regimes próprios dos estados e municípios. Foto: Erasmo Salomão

Conaprev reúne gestores de regimes próprios dos estados e municípios. (Foto: Erasmo Salomão/MPS)

Da Redação (Brasília) – O papel do colegiado para o aprimoramento da gestão dos regimes próprios foi tema de destaque na abertura na 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). Conselheiros e gestores de regimes próprios de Previdência de estados e municípios estão reunidos para debater temas como o novo Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAA) , até sexta(6), em Brasília.

Durante a abertura da reunião, o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, destacou o papel do Conselho para o aprimoramento dos regimes próprios. “Temos aqui a possibilidade de compartilhar as experiências, inovações e melhores práticas de gestão – que darão origem a normas ou politicas capazes de permitir não apenas uma gestão planejada, mas também coordenada”, explicou.

A importância do sistema da previdência complementar também está na pauta de discussões dos conselheiros. O secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, afirmou que o tema faz parte do ‘mosaico’ de ações que buscam a sustentabilidade de tais regimes e o reconhecimento de direitos. “Estamos dispostos a colaborar com a implementação da previdência complementar nos regimes próprios. Hoje, já são evidentes as ações estaduais, mas quem sabe, no futuro, todos os municípios do País poderão contar com a contribuição da previdência complementar na sustentabilidade de seus regimes próprios”, afirmou.

A presidenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, também destacou a atuação do fórum como espaço para aperfeiçoar as políticas da Previdência Social. “Trabalharemos para garantir o futuro – do qual a qualidade de vida e a segurança social são partes essenciais – das pessoas que acreditam nesse sistema de seguridade social”, declarou.

CONAPREV – O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev) é integrado por gestores dos regimes próprios dos estados, Distrito Federal e municípios e por representantes do MPS, INSS, Dataprev e Previc, e tem como finalidade promover o desenvolvimento e a integração dos regimes.

 

Informações para a Imprensa

Rafael Toscano

(61) 2021-5481

Ascom/MPS

Voltar para o topo