CNPS: Conselho escolhe oito representantes para a próxima edição do Fórum Interconselhos

Publicado: 26/03/2015 17:58
Última modificação: 26/03/2015 18:07
Representantes do CNPS participarão do Fórum Interconselhos. Foto: Erasmo Salomão/MPS

Representantes do CNPS participarão do Fórum Interconselhos. Foto: Erasmo Salomão/MPS

Da Redação (Brasília) – O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em reunião nesta quinta-feira (26), escolheu os oito representantes que irão participar das discussões da elaboração do Plano Plurianual (PPA 2016-2019) no Fórum Interconselhos. O evento acontece no mês de abril e tem o objetivo de abrir espaço para que a sociedade civil, representada por membros de conselhos do Governo Federal, discuta propostas para a formulação do novo PPA.

Segundo o assessor-geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça, que falou aos conselheiros sobre a elaboração do Plano, “a ideia é ampliar os debates e a participação dos representantes dos vários segmentos da sociedade”.

A Secretaria Geral da Presidência destaca que o PPA organiza e viabiliza o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar essas metas. Consiste num documento que declara as escolhas do governo e da sociedade, indica os meios para a implementação das políticas públicas e orienta a ação do Estado para a consecução dos objetivos pretendidos.

Pautas – Durante a reunião do CNPS, também foi apresentado um estudo – elaborado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social – sobre a participação das mulheres na Previdência Social. Segundo os dados desse documento, a proteção entre as mulheres praticamente se igualou a dos homens.

Presidente do INSS, Elisete Berchiol, toma posse no CNPS. Foto: Erasmo Salomão/MPS

Presidente do INSS, Elisete Berchiol, toma posse no CNPS. Foto: Erasmo Salomão/MPS

O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) foi outro tema que integrou as discussões desta quinta. Na ocasião, foi retomado o trabalho do grupo que irá discutir o FAP com vigência em 2017.

O CNPS ganhou ainda uma nova representante do governo. A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, tomou posse como membro titular do Conselho. “É uma honra fazer parte do CNPS. Já participei das reuniões, mas nunca como membro. Quero contribuir e participar das discussões, sempre aprendendo muito com todos vocês”, comentou a nova conselheira.

 

Informações para a imprensa:

(61) 2021-5109

Ascom/MPS