BA: Atendimento previdenciário é interrompido no carnaval

Publicado: 09/02/2015 17:16
Última modificação: 03/09/2015 14:22

Folia também altera a data para pagamento das contribuições mensais

De Salvador (BA) – Depois de ensaios e prévias, o Carnaval ganha as ruas de Salvador para valer a partir da próxima quinta-feira (12), quando começam os  desfiles oficiais dos blocos e trios elétricos. O reinado de Momo altera o funcionamento das Agências da Previdência Social instaladas na Capital baiana. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro todas as unidades localizadas em Salvador têm o atendimento suspenso, com retorno no dia 19.

Na quinta-feira (12), o expediente termina mais cedo nas unidades  situadas nas vias de acesso ou áreas de maior concentração da festa, para a fixação de tapumes de proteção nas edificações. A medida preserva a segurança de segurados, servidores e do patrimônio público e altera a rotina das Agências da Previdência Social Comércio, Centro Histórico, Mercês e Bonfim (funcionando provisoriamente no Centro), além da sede da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na Região Metropolitana de Salvador e demais regiões do Estado, o atendimento da Previdência Social fica suspenso nos dias 16 e 17 de fevereiro, com retorno a partir das 14h, do dia 18  (quarta-feira de Cinzas). Por ser uma data prevista no calendário de eventualidades do INSS, não há serviços agendados para este período.

O portal da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br) está disponível durante todo o período do Carnaval para o cidadão que desejar agendar requerimento de benefícios e calcular contribuições em atraso, entre outros serviços. Já a Central 135 tem horário diferenciado. Nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro o funcionamento é das 8h às 19h (horário de Brasília). Após este horário, é disponibilizado apenas o atendimento eletrônico. No dia 18, a Central retoma as atividades em horário normal, das 7h às 22h.

Contribuições Previdenciárias – Em decorrência do Carnaval, as contribuições previdenciárias de empregados domésticos, contribuintes individuais e segurados facultativos, referentes ao mês de janeiro, podem ser pagas, excepcionalmente, até o dia 18 de fevereiro. O segurado que recolhe sobre o salário-mínimo deve ficar atento para o reajuste do valor, a depender do plano de contribuição escolhido.

Mais informações:
Conceição Menezes
(71) 3243-8410
ACS/BA